Mais quatro autocarros eléctricos ao serviço da Guimabus

A Guimabus, concessionária dos transportes públicos no concelho de Guimarães, vai colocar ao serviço mais quatro veículos totalmente eléctricos, elevando a sua frota para 26 unidades movidas a energia limpa.

Em comunicado, a Guimabus indica que é "a empresa de transporte colectivo de passageiros com a maior frota de autocarros eléctricos do País". "Os quatro novos veículos da Guimabus, que estarão nas ruas vimaranenses até ao fim deste mês de março, são miniautocarros com capacidade para 22 lugares (11 pessoas sentadas e 11 em pé), e com uma autonomia energética para 120 quilómetros, que irão circular nas linhas urbanas da cidade de Guimarães", precisa.

Com esta aquisição, "ficará concluído um investimento global de 12,5 milhões de euros da Guimabus, numa operação que, além dos 26 autocarros (cinco dos quais miniautocarros para utilização em espaço urbano), contempla o investimento em 16 carregadores elétricos, bem como a implementação das infraestruturas elétricas para o seu funcionamento".

"Este investimento resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), da União Europeia, que aprovou um incentivo de 8 milhões de euros, cabendo à Guimabus a comparticipação de 4,5 milhões de euros", explica o referido comunicado.

"Deste modo, a concessão de transportes públicos de Guimarães deu mais um passo na descarbonização da sua frota, que neste momento contabiliza 84 autocarros, 31% dos quais são movidos a energia elétrica, o que constitui a maior frota de autocarros elétricos do país.

“A Guimabus representa um salto enorme em termos da qualidade do serviço de transporte, proporcionando uma mobilidade amiga das pessoas e do ambiente”, sublinha Fernando Salgado, CEO da empresa, citado no comunicado.

Com a sua frota eléctrica, a Guimabus alcançará uma economia energética na ordem das 460 toneladas de petróleo por ano, o que representará uma redução do consumo de energia primária na ordem dos 79%, face a um cenário convencional a diesel.

Por outro lado, a Guimabus conseguirá uma redução das em emissões de CO2 para a atmosfera, na ordem das 1.805,58 toneladas por ano, o que representará uma redução de 100% face a uma situação convencional de utilização do diesel. A frota da Guimabus, com uma idade média de apenas 4,12 anos, é 100% climatizada, disponibiliza acesso à Internet a bordo e está totalmente preparada para receber utentes com mobilidade reduzida.

Fundada em 30 de outubro de 2020 e contando atualmente com 134 colaboradores, a Guimabus integra o Grupo Vale do Ave Transportes, com sede em Serzedelo, concelho de Guimarães.

Em 2021, venceu o concurso público internacional lançado pelo Município de Guimarães para a concessão do serviço de transporte colectivo de passageiros no concelho vimaranense, por um período de 10 anos, cuja operação foi iniciada em 1 de janeiro de 2022.

Marcações: Guimabus, autocarros eléctricos

Imprimir Email