CIAC de Guimarães com respostas a mais de 1.300 pedidos de informação em 2021

No ano de 2021 o CIAG - Centro de Informação Autárquica ao Consumidor de Guimarães registou 1.300 pedidos de informação.

Em comunicado, o Município vimaranense refere que o ano passado "foi mais diligente", sendo que ficaram 88 processos pendentes, enquanto no ano anterior registaram-se 130.
O movimento processual e de pedidos de informação no âmbito dos serviços do TRIAVE/CIAC em relação ao ano de 2021 é muito semelhante em comparação com o ano anterior, com a abertura de 704 processos de reclamação (712 em 2020) e ainda 1389 pedidos de informação (1394 em 2020), acrescenta o mesmo comunicado.

Recorde-se que a parceria estabelecida entre o CIAC e o TRIAVE "permite prestar um serviço de excelência ao consumidor" que tem a possibilidade de ter "informação, apresentar um processo e a sua resolução, no limite, com recurso a um procedimento arbitral, num único espaço e sem necessidade de se deslocar ou distinguir serviços".
A arbitragem necessária dos Serviços Públicos Essenciais numa primeira fase (em 2011), e, mais tarde (em 2019), para todos os conflitos de consumo até cinco mil euros, fez disparar a procura dos serviços TRIAVE/CIAC.

Neste ano de 2022, perspectiva-se a continuidade de uma procura estes serviços, por parte dos consumidores, considerando que até ao momento o CIAC já registou a entrada de 131 processos de reclamação e 244 Pedidos de Informação.
Os serviços públicos essenciais continuam a liderar o movimento processual, destacando-se também à semelhança de anos anteriores, as comunicações eletrónicas, seguido da energia eléctrica.


Marcações: CIAC

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