VÍDEO: De pequenino é que se conhece os perigos da internet

ALUNOS das Escolas da Pegada e de Santa Luzia preparam peça de teatro sobre segurança na internet

A internet toma conta das vidas deles e a segurança é posta em causa. Bom pretexto para, numa actividade dedicada à cidadania nas escolas, juntar pequenos aCtores e guionistas numa peça de teatro e mostrar como tornar a internet mais segura. Este foi o desafio de seis turmas dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento Francisco de Holanda, das Escolas Básicas da Pegada e de Santa Luzia.
A peça foi integralmente escrita e encenada pelos cerca de 150 alunos, em articulação com os docentes titulares, os docentes de Programação e Robótica e o Clube de Programação e Robótica, e vai "estrear" na sexta-feira, dia 25, na Escola Secundária Francisco de Holanda, pelas 14h00.

O teatro sobre segurança na internet é um desafio da Direcção Geral da Educação - Centro SeguraNET inserido nas Actividades de Cidadania Digital nas Escolas.
Sempre ligado, cyberbullying, partilha de dados ou a pegada digital são alguns dos temas abordados pelos alunos.
"Dividimos as várias turmas que consideramos pertinentes pelas faixas etárias dos alunos. São cerca de 150 alunos, que contam com o apoio técnico de meia dúzia de voluntários do Mecatrônica e Eletrônica, Automação e Computadores. É uma peça cooperativa, onde cada turma aproveitou para elaborar uma parte, com um texto de cerca quatro a cinco minutos, para no final obter uma peça completa sobre a temática de Segurança na Internet", explica a professora Sandra Machado.


O entusiasmo dos alunos é contagiante a partir do momento que entramos nas salas de aula e todos levantam a mão no ar para intervir ou para levantar alguns dos problemas desta temática. Não foi então surpreendente ver que os alunos não sentiram grandes dificuldades em construir esta peça, segundo a professora Carla Barbosa, pois eles estão "muito receptivos e sabem mais do que por vezes imaginamos sobre esta problemática". "Falamos sobre estes assuntos nas aulas e somos muitas vezes surpreendidos com o seu conhecimento. Eles têm correspondido bem às réplicas. As ideias são deles e são eles que impõem o ritmo. Cada turma escolhia o tema e quase todos sabiam algo sobre a temática, o que tornou fácil escrever os textos. Foi difícil depois cortar pois já estavam demasiado longos", apontou Carla Barbosa, sublinhando que a peça vai "funcionar bem porque não vamos limitar-nos a apresentar um filme". "Vão fazer para eles e para os colegas. Assim, a mensagem vai passar mais facilmente e terão certamente mais cuidados", acrescenta.


Marcações: Francisco de Holanda, EB1 da Pegada, internet, Escola EB1 e JI de Santa Luzia

Imprimir Email