VÍDEO: Guimarães tem mais uma ilustre centenária: «Sãozinha da Cardosa» vive nas Cancelas da Veiga em Azurém

Conceição de Jesus Martins celebra esta quarta-feira 100 anos de uma "vida cheia", grata por tudo aquilo "que Deus lhe tem dado", sendo agora a ilustre centenária da freguesia de Azurém. 

Residente nas Cancelas da Veiga, onde carinhosamente é conhecida como a «Sãozinha da Cardosa», a aniversariante soprou esta manhã as velas no bolo especial, rodeada de familiares e amigos. 

"Nunca contei chegar a esta idade. Mas, se Deus quis... Oxalá, no próximo ano esteja aqui novamente a festejar, com saúde e alegria. Nunca fui mulher de alimentar tristezas", sentenciou, enquanto estava à mesa do café, em animada confraternização, visivelmente feliz com as saudações e demonstrações de apreço.

Em criança, aprendeu a ler e a escrever "com uma mestra", ensinamentos que nunca esqueceu e que continua a praticar. "Gosto de ler", disse, ao recordar que os estudos "não foram muitos" porque começou a trabalhar aos 9 anos, como tecedeira na antiga Fábrica de Tecidos de Vila Flor. "Sabia fazer tudo naquela fábrica", lembrou, explicando que casou jovem e teve 16 partos, tendo vingado oito crianças. "A mortalidade infantil era terrível naquele tempo. A meningite roubava-nos os filhos. Agora tenho sete filhos e todos eles gostam muito de mim e são muito meus amigos", contou, com uma lucidez impressionante, incansável na demonstração de afecto pelos descendentes que se uniram para festejarem o aniversário.

A «Sãozinha da Cardosa» vive em permanente contacto com os familiares que residem em Portugal e em França, participando activamente nas videochamadas feitas através das redes sociais. "É uma mulher briosa, cativante, muito engraçada, que gosta de dar conselhos e dizer a sua piada. É uma mulher deste tempo", observou uma vizinha, emocionada.

Matriarca de uma família com quatro gerações (sete filhos, 14 netos, 14 bisnetos e dois trinetos), a jovem centenária nasceu e cresceu junto da Capela da Madre Deus e foi lá que recebeu esta manhã um dos muitos presentes deste aniversário, uma missa de homenagem celebrada pelo padre Domingos Oliveira, onde compareceram os familiares, alguns deles emigrados em França e que não perderam a oportunidade para celebrar a data memorável.

(Reportagem na próxima edição do jornal O Comércio de Guimarães)

Marcações: Guimarães, Azurém, 100 anos

Imprimir Email