Sindicato diz que passagem de trabalhadores da Transurbanos para a Guimabus é pacífica

A poucos dias da entrada em vigor da nova concessão de transportes públicos de Guimarães, a passagem dos trabalhadores dos Transurbanos para a Guimabus decorre de forma pacífica. É o que diz o secretário Coordenador dos Sindicatos dos Transportes de Braga.

"Houve um acordo de transmissão de estabelecimento entre a Transurbanos e a Guimabus que assegura todos os direitos e garantias, nomeadamente antiguidade e salários. Portanto, houve acordo, foi pacífico mas a última palavra cabe sempre aos trabalhadores", afirma Agostinho Silva.
Ainda assim o Sindicalista diz que há trabalhadores que equacionam a rescisão contratual no âmbito de um processo negocial com a nova concessionária.
"Há um ou outro trabalhador que estando já com idade avançada, faz contas à vida e acha que a passagem não lhe vai trazer vantagem e pode partir pela indemnização que está assegurada no âmbito do acordo entre as empresas", acrescentou.

A nova concessão de transportes públicos de Guimarães entra em vigor sábado, primeiro dia do novo ano de 2022, sendo assumida pela Guimabus em resultado do concurso público promovido pela Câmara Municipal.


Marcações: Transurbanos, Guimabus, sindicato

Imprimir Email