Covid-19: Teletrabalho antecipado, creches, discotecas e bares fechados no Natal e Ano Novo

O Governo anunciou novas medidas para combater os riscos de contágio da Covid-19 nas quadras de Natal e Ano Novo. Em conferência de imprensa, o Primeiro Ministro anunciou que o teletrabalho volta a ser obrigatório para todos os trabalhadores com funções compatíveis a partir de 25 de Dezembro.

A semana de contenção, prevista inicialmente para o início de Janeiro, foi antecipada. Creches, ATL's, bares e discotecas vão encerrar a partir do dia 25.
Da meia-noite do dia 25 até 9 de Janeiro os bares e discotecas estarão encerrados.
A passagem de ano na via pública fica inviabilizada. Nos dias 24 e 25 de Dezembro e nos dias 30 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro são proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas na via pública. Na via pública é também proibido o consumo de bebidas alcoólicas.
Para aceder a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, é necessário teste negativo obrigatório. É ainda necessário teste negativo para entrar em alojamentos turísticos, casamentos e baptizados, eventos empresariais, espectáculos culturais e recintos desportivos.

De acordo com as medidas anunciadas, será reduzida a lotação em espaços comerciais de uma pessoa por cinco metros quadrados para evitar ajuntamentos, a partir das 00 horas de 25 de Dezembro.
O Governo promete apoios às empresas que terão de encerrar os seus estabelecimentos até 9 de Janeiro, o fim do período de contenção.
O número de testes gratuitos de despiste da covid-19 vai aumentar de quatro para seis por pessoa em cada mês, no âmbito das medidas para combater a pandemia, anunciou ainda o Primeiro Ministro.


Marcações: Natal, ano novo, covid-19, creches, bares

Imprimir Email