Assembleia da República vota amanhã voto de pesar pela morte de Neno



A Assembleia da República vota amanhã um voto de pesar pelo falecimento de Neno.
Trata-se de uma iniciativa dos deputados vimaranenses naquele órgão deliberativo nacional, Luís Soares, Sónia Fertuzinhos, André Coelho Lima, Emídio Guerreiro e Mariana Silva.
Neno faleceu no passado dia 10 de junho e residia em Guimarães desde há 37 anos e permanentemente nos últimos 26.
No voto de pesar refere-se que Neno foi uma figura nacional no desporto, na intervenção artística e nas causas sociais.

Lembrando que Neno representou vários clubes de futebol e a Selecção nacional, no documento que já deu entrada na Assembleia da República salienta-se que "a sua dimensão humana fez de Neno um cidadão de corpo inteiro, que colocava a sua notoriedade, influência e talento ao serviço da sua comunidade. Foi uma figura que todos e todas estimavam, admiravam e acarinhavam. Pela sua capacidade de interagir com quem com ele se cruzava, pelo sorriso contagiante e amigo, pela gargalhada alegre, que transformavam o ambiente, o sentir dos espaços e das pessoas com quem estava.
O voto de pesar refere ainda que "o sentimento profundo de condolências que tocou a totalidade da sociedade portuguesa, mas marcadamente no concelho de Guimarães, foi ímpar na consternação colectiva que atingiu a comunidade vimaranense e que levou à mobilização de milhares de pessoas, figuras nacionais do desporto e de outras áreas que acompanharam as
cerimónias fúnebres em sua homenagem".

Para os deputados vimaranenses na Assembleia da República, "não foi um desportista de eleição que foi chorado e homenageado. Foi o homem que, partindo da notoriedade alcançada como futebolista, colocou o seu caráter, o seu exemplo de amizade e companheirismo ao serviço de valores de humanidade e particularmente de causas sociais. Nos últimos vinte anos, terminada a sua carreira desportiva, Neno continuou todos os dias presente na sua comunidade, associando-se a centenas de associações, escolas, e instituições de solidariedade social, em praticamente todas as iniciativas que apoiaram e serviram aqueles que precisavam de conforto emocional e material nos momentos mais difíceis das suas vidas.
Foi esse exemplo de amizade, de serviço, de presença, que levou à dor colectiva expressa nas manifestações ímpares e que expressam também a dimensão multicultural das gentes de Guimarães.
Neno vai fazer muita falta. À sua família, à sua filha, ao seu Clube, aos vitorianos, mas à sociedade, vimaranense e nacional, em geral, conclui o texto do voto de pesar.


Marcações: Neno, Assembleia da República , voto de pesar

Imprimir Email