Presidente da Câmara assume responsabilidade pelo atraso na requalificação da EB 2, 3 de São Torcato

O Presidente da Câmara assumiu a responsabilidade pelo atraso na obra de requalificação da EB 2, 3 de São Torcato, ao ser confrontado com a questão na última reunião do Executivo pelo Vereador do PSD Hugo Ribeiro.
Na intervenção feita no período antes da ordem do dia, o representante social-democrata lembrou "a promessa não cumprida" deixada durante a reunião descentralizada na vila de São Torcato há sete anos. "Há uma publicidade tão grande de obras que nunca acontecem", lamentou, querendo saber quando será aberto o concurso público para o projecto de execução da requalificação daquela EB 2, 3.

Na resposta, o Presidente da Câmara disse: "um dos grandes responsáveis pelo atraso sou eu". "Quando se levantou a necessidade de reabilitar aquele estabelecimento de ensino, após uma visita às instalações, eu disse que a reabilitação teria de ser profunda, densa, aproveitando o átrio, com uma cobertura para que aquele espaço servisse as actividades lectivas e a comunidade. Entendi que o programa preliminar teria de contar com essa valência e um tratamento de toda a área envolvente", reagiu Domingos Bragança, informando que a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST) inicialmente levantou alguns obstáculos, entretanto ultrapassados. "A DGEST entendia que a requalificação seria ligeira e não o que a Câmara estava a propor. De um valor que andaria nos 500 mil euros passamos a uma intervenção na ordem de três milhões de euros", disse, ao vincar: "vale a pena, porque a comunidade educativa ficou encantada com o projecto que queremos desenvolver".

"Sem a aprovação da DGEST não poderíamos avançar com o projecto para concurso e fazer a obra e era uma fragilidade enorme para conseguirmos fundos europeus", explicou, anotando que quando assumiu o compromisso fez uma hierarquia nas intervenções em edifícios escolares: primeiro na Escola EB 2, 3 de Caldas das Taipas, depois a EB 2, 3 de São Torcato e a seguir a EB 2, 3 de Pevidém, sem descurar a EB 2, 3 João de Meira que precisa de ver resolvidas as questões da biblioteca e do pavilhão.

Neste momento, segundo Domingos Bragança, o projecto de requalificação da Escola EB 2, 3 de São Torcato "está a ficar concluído com todas as autorizações das entidades competentes e assim temos condições para avançar com o concurso público porque é um compromisso que tenho com os vimaranenses, com os torcatenses e com a área geográfica desta escola que a obra se inicie este ano". "Mas, ao fazermos, temos de fazer bem", frisou.

Marcações: reunião camarária, EB 2/3 de São Torcato

Imprimir Email