Eurodeputado do PCP esteve em Guimarães para aprofundar conhecimento da realidade socio-económica e produtiva

Com o intuito de aprofundar o conhecimento da realidade sócio-económica e produtiva da região, o eurodeputado do Partido Comunista Português, João Pimenta Lopes, veio esta quarta-feira a Guimarães, reunindo com dirigentes sindicais e com trabalhadores da empresa Coelima, em Pevidém.

Na antevéspera da Cimeira Social do Porto, o eurodeputado justificou como "inevitável" o contacto mantido com representantes do sector têxtil, apontando que essa auscultação permitiu "compreender que há uma vitalidade ao nível da produção, mas também foi possível confirmar a disparidade entre essa vitalidade e a correspondência com os direitos laborais e sociais".

"Os baixos índices salariais praticados no sector, associados a violentas jornadas de trabalho que foram aceleradas, sem a correspondente valorização salarial; o aumento das jornadas laborais de que decorrem consequências para a saúde dos trabalhadores", foram algumas das preocupações registadas por João Pimenta Lopes.

No final da reunião com dirigentes sindicais, em declarações ao Grupo Santiago, justificou que não se pode "desligar esta realidade de um conjunto mais amplo de orientações e imposições da União Europeia que contribuem para a desvalorização do trabalho, dos salários e para o aumento das relações de precariedade no contexto laboral, muitas vezes a pretexto das dinâmicas associadas à digitalização e robotização". "Temos de afirmar que não há progresso social sem uma aposta efectiva numa convergência social, num aumento e valorização dos direitos, com a valorização salarial, uma maior regulação do horário de trabalho, a redução do horário de trabalho face à dinâmica de digitalização que não pode servir para justificar despedimentos num sector como este", defendeu João Pimenta Lopes, insistindo que "a vitalidade do sector deve contribuir para melhorar as condições de vida dos trabalhadores".

A iniciativa insere-se no âmbito da jornada intitulada «Em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores, contra a exploração – Não às imposições da União Europeia», tendo o eurodeputado do PCP realçado a dicotomia existente "entre a pujança económica do sector em contraste com as condições de vida dos trabalhadores".

Questionado sobre as notas que registou para a abordagem na Cimeira Social, João Pimenta Lopes assinalou a existência de "jornadas de trabalho longas e baixos salários com consequências nefastas para a saúde", assim como "a distribuição da riqueza e a sua importância para o combate da realidade existente de empobrecer a trabalhar". "É fundamental que haja uma redistribuição da riqueza que é gerada pelos próprios trabalhadores", apontou.
Na próxima sexta-feira, a Cimeira Social do Porto irá definir a agenda social europeia para a próxima década, juntando responsáveis dos Estados-membros, parceiros sociais, instituições e sociedade civil.

Marcações: PCP, eurodeputado, cimeira social, direitos dos trabalhadores

Imprimir Email