Jovem vimaranense esteve em paragem cardiorespiratória revertida após socorro dos Bombeiros de Vizela

Os Bombeiros Voluntários de Vizela conseguiram reverter a situação de paragem cardiorespiratória em que se encontrava o jovem vimaranense que, ontem, foi atingido por uma descarga eléctrica, quando trabalhava na construção de uma nova empresa, em Tagilde.

O Comandante da Corporação precisou que o acidente laboral ocorreu na Rua Nova do Padrosinho, onde a vítima de 25 anos encontrava-se "em paragem cardiorespiratória, após ter sofrido uma descarga eléctrica supostamente de média tensão". O alerta foi dado às 11h24.

"A tripulação accionou as manobras de suporte básico de vida, com auxílio de desfibrilhador automático externo, fez um choque recomendado, um ciclo de compressões torácicas e ao segundo choque recomendado, a vítima reverteu a paragem respiratória", explicou, salientando que os meios de socorro foram mobilizados logo após o alerta, aproveitando para "enaltecer o trabalho de um jovem, colega de trabalho da vítima, que iniciou até à chegada dos bombeiros as manobras de compressão torácica, o que  foi muito importante para conseguirmos reverter a situação em que se encontrava a vítima".

O responsável assinalou ainda o facto da vítima ser jovem, em que "a probabilidade de reversão também é elevada". "Estes factores permitiram que tudo tivesse corrido bem e, segundo as informações que temos, a vítima está numa situação estável", disse, ao revelar que ao final da tarde, pelas 18h49, via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), os Bombeiros Voluntários de Vizela foram solicitados para dar apoio à Brigada Helitransportada do INEM para fazer a transferência do jovem vimaranense para Coimbra. "Demos todo o apoio uma vez que o campo do FC de Vizela reúne todas as condições técnicas para os meios aéreos poderem aterrar em segurança. Fizemos o transporte da equipa médica até ao Hospital da Senhora da Oliveira, trouxemos o doente para o helicóptero e depois demos o apoio necessário para a vítima fosse encaminhada até Coimbra", apontou, ao sublinhar que também foi accionado um veículo de combate a incêndio para dar apoio à aterragem do helicóptero.

Para o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, esta operação demonstra que "a união faz a força", sendo "muito importante uma boa articulação entre todos os agentes de protecção civil e todas as equipas empenhadas na melhor resolução sempre que há sinistros ou transporte de doentes''.

 

Marcações: Bombeiros Voluntários de Vizela, Acidente de trabalho, helicóptero, electrocutado

Imprimir Email