O mundo digital ficou mais próximo em Guimarães

A Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolveu um projecto itinerante que visa a promoção da prática do voluntariado jovem pela inclusão da população mais vulnerável e em risco de exclusão digital. A Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Guimarães (CCIDG) consiste num projecto itinerante, numa sala de aulas sobre rodas, através de uma viatura equipada com seis postos informáticos, para a implementação de um programa de desenvolvimento de competências digitais, com vista à promoção da inclusão de populações mais vulneráveis e em risco de exclusão social. 

Este é um programa que será dinamizado por voluntário, tendo como objectivo principal estimular a participação cívica e envolvimento social dos jovens, como explica o responsável da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha. "O objectivo é desafiar estes jovens a dinamizar sessões digitais para pessoas que tem uma baixíssima ou nenhuma literacia digital, ou seja, para principiantes. Esta prática de iniciação leva-nos a pessoas idosas que estão em risco de isolamento social", explicou Armando Guimarães.

A meta é envolver pelo menos 240 jovens, entre os 15 e 30 anos, e alcançar mais de 500 pessoas beneficiadas, sendo que neste projecto piloto 50 pessoas idosas receberão um tablet que terá acesso ao conteúdo da carrinha onde estarão os Digital Dreamers, um conjunto de voluntários para acompanhamento dos beneficiários das sessões de inclusão digital.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, lembra que este é um projecto "inovador" na área social, que mobiliza os jovens. "Esta ideia é excepcional. Os jovens querem muito participar e têm toda a imaginação e competência. Sabemos também que o isolamento não é estar sozinho fisicamente, pois há quem tenha pessoas à sua volta, mas não têm interação psicológica e social. Nesse sentido, é preciso ter modos criativos para despertar interesse e superar fragilidades", frisou o autarca, lembrando a escolha de Guimarães para o projecto.

A Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Guimarães foi um projecto candidato pela Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha portuguesa e aprovado para financiamento pelo Portugal Inovação Social, no programa Parcerias para o Impacto. A candidatura final viu-se aprovado em 445 mil euros, ao longo de três anos, sendo que 312 mil euros serão financiados pelo programa e cerca de 134 mil euros pelo investidor social, o Município de Guimarães.

Marcações: Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha, Digital Dreamers, Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Guimarães

Imprimir Email