400 habitações de renda acessível poderão surgir em Creixomil e Fermentões

O Presidente da Câmara de Guima revelou que está a manter contactos para a criação de cerca de 400 novas habitações de renda acessível no Concelho, aproveitando os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No final da reunião da vereação vimaranense, realizada na passada segunda-feira, Domingos Bragança fez alusão ao PRR que "tem um enorme envelope financeiro para o arrendamento acessível", revelando que a Autarquia "está a trabalhar com dois grandes projectos e a equacionar o seu enquadramento no PRR: um na zona de Creixomil e o outro em Fermentões". "Existem terrenos e o proprietário quer propor-se com a Câmara para a construção a custos controlados, para surjam ofertas de arrendamento acessível. São projectos que têm de ter uma componente ambiental fortíssima, com uma aposta nas energias renováveis, para que possamos candidatar cerca de 400 habitações à renda apoiada", disse.

Em matéria de política habitacional, o Presidente da Câmara lembrou ainda o protocolo já celebrado com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana tendo como objectivo assegurar a reabilitação não apenas do edificado do bairro da Emboladoura, em Gondar, mas também dos Blocos B e D do bairro da Atouguia, no que respeita às partes comuns dos edifícios e aos espaços e equipamentos exteriores. "Os inquéritos socio-económicos já estão a ser tratados pela CASFIG, com o apoio das Juntas de Freguesia", salientou, frisando que os imóveis terão as obras de reabilitação.

Marcações: Creixomil, Fermentões, habitação, Plano de Recuperação e Resiliência, renda acessível, Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana

Imprimir Email