Roriz Mendes e o cancelamento da Missa Campal na Penha: "Cumpríamos as regras mas fomos sensíveis aos argumentos das autoridades municipais"



O Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Roriz Mendes, sublinha que a instituição acolheu a decisão das autoridade municipais de cancelar a missa campal para assinalar a peregrinação anual à Penha.

A Irmandade referiu, em comunicado, que "as autoridades Municipais consideraram que a sua realização importava um risco considerável para a saúde pública, no contexto da presente pandemia". Apesar de entender que havia condições para a realização da missa campal, Roriz Mendes refere, em declarações ao Grupo Santiago, que “as condições estavam todas no terreno, proporcionamos as condições para que a Missa Campal se realizasse. A grande questão aqui, e à que nós fomos sensíveis, é que a pandemia está a crescer de forma acelerada no concelho de Guimarães. Essa foi a razão evocada. Apesar de achar que cumpríamos as regras fomos sensíveis aos argumentos das autoridades municipais, que consideram que o risco de saúde pública é preocupante. Já no passado, em 1918, na gripe espanhola, a Irmandade suspendeu a peregrinação”.

Roriz Mendes não esconde algum descontentamento pela decisão, uma vez que entende que existem critérios diferentes: “Há uma certa incompreensão. As autoridades municipais estão preocupadas com o crescimento da epidemia para alguns, mas não para todos. Há locais em Guimarães que desenvolveram acontecimentos similares, ao ar livre e em recinto fechado. Aí não há risco de propagação da pandemia, na Penha, onde o ambiente é mais puro, o entendimento foi outro devido à evolução da pandemia nos último dias”.

Amanhã, será realizada uma missa solene, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, no interior do Santuário da Penha e com transmissão pelo facebook nas páginas da Arquidiocese de Braga e do Grupo Santiago. A imagem de Nossa Senhora da Penha encontra-se na igreja paroquial de Urgezes de onde sairá este sábado para a igreja de Nossa Senhora da Oliveira, numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Amanhã, domingo, pelas 10h00, a imagem partirá para a montanha da Penha, também numa viatura dos bombeiros. “O que foi cancelado foi a Missa Campal. A partir das 10 horas, a imagem da Senhora da Penha será transportada numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e será escoltada pela Polícia Municipal na companhia do senhor Arcipreste e provavelmente do Juiz da Irmandade. Não queremos caravanas automóveis neste percurso. O andor irá pelo percurso habitual, somo se fôssemos a pé. A missa será celebrada dentro do Santuário, com a transmissão pelo facebook da Arquidiocese e do Grupo Santiago, a quem agradeço a rápida adesão. Depois da celebração da missa, a Penha regressa ao seu estatuto normal e tudo pode acontecer como no domingo passado ou como acontecerá nos próximos domingos, com os acessos normais e a permanência com o respeito das regras, que não nos compete conferir. O Santuário estará aberto antes e depois da missa para as pessoas poderem fazer as suas promessas”, acrescnta Roriz Mendes.


Marcações: Penha, Peregrinação a Fátima, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha

Imprimir Email