62 estudantes universitários residentes em Guimarães vão receber Bolsa de Estudo

A Vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de Bolsas de Estudo a 62 estudantes universitários residentes no Concelho, a frequentar instituições de ensino superior no presente ano lectivo.

Segundo a proposta, foram apresentadas 220 candidaturas à Divisão de Acção Social, no período temporal compreendido entre 1 de Setembro e 31 de Outubro deste ano, ao abrigo do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Realizado um estudo sócio-económico de todos os agregados familiares e a devida avaliação técnica dos processos e depois de ordenadas as candidaturas que cumpriram os critérios para atribuição deste apoio foram identificados 62 candidatos elegíveis para beneficiar deste subsídio. A Bolsa de Estudo contempla cada um dos candidatos com o valor anual de mil e 200 euros, representando um investimento total para o Município no valor de 74 mil e 400 euros.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, comentou que este ano a análise dos processos foi feita "a tempo", numa alusão à demora apontada pelos vereadores do PSD e pelo CDS-PP na análise das candidaturas apresentadas em 2018. "Cumprimos o nosso dever", reagiu o vereador Bruno Fernandes.

No final da sessão, a Vereadora do Departamento da Acção Social realçou o "esforço da equipa responsável pela realização dos estudos sócio-económicos", assim como o aumento da dotação orçamental com a atribuição de mais 11 bolsas de estudo relativamente ao ano passado. "É um contributo importante para as famílias que podem contar com este apoio para a prossecução da frequência do ensino superior, porque o valor das propinas baixou este ano", afirmou Paula Oliveira, destacando que "o apoio que não se restringe à propina, abrangendo outras despesas associadas ao ensino superior". "O esforço das famílias é muito grande quando os alunos de Guimarães estão fora", reconheceu, ao considerar que este apoio "diminui a desigualdade de oportunidades e promove o desenvolvimento social".

Marcações: Vereação Municipal, reunião camarária, Bolsas de Estudo

Imprimir Email