Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Guimarães em consulta pública até final do ano

Já está em consulta pública o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Guimarães.O documento está disponível no sítio da internet do Município, podendo os interessados consultar remeter os seus contributos até ao final do ano.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Guimarães constitui um documento estratégico, que contempla um conjunto de medidas operacionais que visam responder aos principais objectivos e necessidades, sendo um instrumento de referência de apoio à tomada de decisões por parte do Município no âmbito das suas competências no que concerne aos transportes e mobilidade a nível concelhio.

"Os princípios basilares do presente Plano de Mobilidade Urbana Sustentável são a promoção da sustentabilidade, isto é, o equilíbrio entre os vetores económico, ambiental e social, mas também o da qualidade do ambiente urbano e da coesão territorial do Município de Guimarães, sendo, a mobilidade, um dos fatores que mais condiciona ou potencia a qualidade de vida dos cidadãos", refere-se na apresentação.

O plano assume a visão de concretizar "uma cidade e um Município tendencialmente «carbono zero», cuja missão se prende com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos". "Para cumprimento da visão referida, contemplam-se ações tangíveis, como sejam as direcionadas aos sistemas de transporte e suas infraestruturas e serviços, e intangíveis, como seja o reforço de uma cultura de mobilidade baseada na sensibilização e formação para a alteração de comportamentos, tendo-se definido um conjunto de objetivos estratégicos, transversais, sistémicos e específicos", indica.

"Para cumprimento da visão enunciada, considera-se ser fundamental, em primeiro lugar, privilegiar o modo pedonal, por forma a promover a sociabilidade, a economia local e tradicional, promovendo assim a cidade e a sua vivência, constituindo, este, o modo de transporte primordial para todos os cidadãos.

Em segundo, é fundamental relevar o modo ciclável, na medida em que este é um modo de deslocação sustentável favorável à realização de deslocações com distâncias mais longas do que no modo pedonal, sobretudo pela velocidade que atinge. O potencial da utilização da bicicleta é mais elevado em viagens em meio urbano até 5 ou 7km, sendo que uma elevada percentagem das deslocações realizadas em transporte individual são inferiores a esta distância, o modo ciclável constitui-se como o modo de deslocação mais favorável.

A terceira prioridade das políticas de mobilidade prende-se com a melhoria do transporte público por via da beneficiação da sua abrangência territorial, temporal, da comodidade para o utilizador bem como na prestação de mais e melhor informação ao público, não descurando a sua eficiência energética na opção por veículos com emissões reduzidas de poluentes", lê-se, assumindo como "fundamental é a promoção da integração entre os vários modos de transporte - a intermodalidade - ou seja, a complementaridade entre diversos modos através de cadeias de deslocação, segundo as quais o cidadão utiliza o modo que, considerando as suas especificidades, mais se adequa a cada trajecto".

 

Imprimir Email