Ministro da Defesa destacou simbolismo do Dia do Exército em Guimarães "terra que é simbólica do nascimento de Portugal"
O Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, presidiu este domingo, em Guimarães, à cerimónia militar evocativa do Dia do Exército.
No Campo de São Mamede desfilaram as diferentes valências e capacidades do Exército Português, num evento que demorou cerca de duas horas e que foi assistido por milhares de pessoas.
Na sua primeira visita oficial ao Exército, João Gomes Cravinho realçou o simbolismo desta cerimónia. "É para mim profundamente gratificante que a minha primeira visita oficial ao Exército seja para presidir às cerimónias do Dia do Exército aqui em Guimarães, terra que é simbólica do próprio nascimento de Portugal. A história de Guimarães está indelevelmente ligada à história da fundação de Portugal. No Campo de São Mamede, há 890 anos, deu-se a vitória de D. Afonso Afonso Henriques, nosso primeiro rei, é hoje recordado como patrono do Exército Português”, disse.
"A história do Exército Português confunde-se com a história da Fundação, da consolidação da expansão e da defesa do nosso País", afirmou no seu discurso, fazendo questão de em nome do Governo e do Ministério da Defesa Nacional "as sucessivas gerações de soldados portugueses pelos serviços prestados a Portugal". "Não só os que deram a vida no cumprimento do dever, mas também os oficiais, sargentos, praças e funcionários civis que todos os dias servem o Exército Português, que o fizeram ao longo dos séculos, e que o fazem nestes dias do presente", acrescentou João Gomes Cravinho, mostrando-se "ciente da necessidade de valorizar a condição militar e o exercício de funções na Defesa Nacional".
O Ministro da Defesa comprometeu-se a "desenvolver todos os esforços para aprofundar a dimensão cívica da experiência dos jovens que participam no Dia da Defesa Nacional, proporcionando-lhes um contacto humanizado, profissional, moderno e transparente".
Durante a cerimónia, o Chefe de Estado Maior do Exército, do General José Nunes da Fonseca, dirigiu-se ao Presidente da Câmara de Guimarães para expressar que “constitui uma oportunidade ímpar a comemoração do dia do Exército em Guimarães". "A afabilidade e a disponibilidade que V. Exa. demonstrou para apoiar a iniciativa, desde a primeira hora, aliadas às excelentes relações de proximidade entre os seus munícipes e os militares do Exército, foram catalisadores para a concepção, materialização e êxitos inúmeros eventos comuns, associados à efeméride", indicou, reiterando o compromisso do Exército para o estreitamento das relações de apoio e sinérgicas com as populações".
A cerimónia militar proporcionou uma demonstração das diferentes características e capacidades do Exército português, contando com a presença da Secretária de Estado da Defesa, Ana Santos Pinto, do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e diversos representantes de entidades civis e militares.