«CarPooling - Guimarães à Boleia» disponível até ao final do ano

Guimarães vai ser a primeira cidade portuguesa a ter um portal próprio de carpoolling, uma plataforma que permitirá partilhar as viagens de automóvel, aberta e acessível a todos.

Até ao final do ano, o “CarPooling - Guimarães à Boleia” ficará disponível, podendo as boleias ser rentabilizadas em termos económicos, sociais e ambientais. O projecto foi apresentado esta tarde, numa conferência de imprensa, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. 

O Vice-Presidente do Município, Amadeu Portilha, considera o projecto uma alternativa de mobilidade, constituindo uma resposta ao desafio da "descarbonização" exigido para cumprir os requisitos impostos pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. "Acredito que este sistema poderá ter um impacto profundo nos fluxos de trânsito na Cidade, podendo ser uma ferramenta acessível e facilitadora da mobilidade dos cidadãos", afirmou.

A plataforma “CarPooling - Guimarães à Boleia” está a ser desenvolvida pela em parceria com o portal <Boleia.net>. Carlos Quirim fez a apresentação do projecto, insistindo que a plataforma poderá resultar numa modalidade de transporte mais barato e inteligente para as deslocações diárias. "Portugal é campeão na partilha de carro. Todos os munícipes e moradores terão acesso gratuito à plataforma que funciona como um incentivo à poupança e contribui significativamente para a redução das emissões de CO2. O carpoolling vai promover a socialização entre os vimaranenses, melhorar a qualidade de vida, aumentar a eficácia do trabalho e libertar lugares de estacionamento", referiu. 

O responsável adiantou que "Guimarães dá o exemplo com a criação do seu próprio portal de carpooling", advertindo que os utilizadores terão acesso ao perfil e à avaliação de quem adere à iniciativa.

O «Guimarães à boleia» ficará disponível até ao final do ano. A iniciativa foi apresentada, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que encerra nesta quinta-feira na Escola EB1/JI Santa Luzia, onde um conjunto de crianças irá sensibilizar os condutores para a velocidade através da ação “30 no meu bairro”. 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email