Câmara de Guimarães entregou chaves de nove habitações sociais na CASFIG
"É como se tivesse saído o euromilhões”. “É um sonho ter uma casa com condições”. “É um dos maiores problemas da minha vida que vejo resolvido”. Foram algumas das manifestações emocionadas, recolhidas junto das pessoas que não contiveram a emoção, no momento em que receberam as chaves da nova residência.
Durante a cerimónia em que estiveram presentes os membros da direcção da CASFIG, os novos inquilinos foram chamados um a um, merecendo aplausos da assistência.
Num total de 23 pessoas, sete agregados familiares, quatro num apartamento de tipologia T3 e três numa residência T2, foram realojados em habitações convencionais, enquanto duas famílias unipessoais, uma feminina e outra masculina, vão viver em modalidade de Residência Partilhada.
As habitações, que foram alvo de obras de requalificação, estão situadas em empreendimentos situados nas freguesias de Urgezes, Creixomil, Fermentões (Coradeiras e Mataduços) e Caldas das Taipas, conjunto habitacional cuja gestão social, patrimonial e financeira está a cargo da CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães.
Todas as famílias realojadas em modalidade convencional são monoparentais do sexo feminino, cujo rendimento médio mensal é de 300 euros.
A Câmara Municipal de Guimarães garantirá, até ao final do ano, a criação de mais duas residências partilhadas e dois realojamentos convencionais, no âmbito de uma política social de habitação promovida pelo Município e concretizada pela CASFIG, com o objetivo de melhorar as condições e a qualidade de vida da comunidade.
«Que sejam muito felizes nesta nova fase das vossas vidas!», desejou o Presidente da Câmara. Domingos Bragança aproveitou a ocasião para as pessoas “cuidarem bem do novo lar” e manterem boas relações de vizinhança, realçando o trabalho que a CASFIG desenvolve no acompanhamento dos moradores nas habitações sociais.
Marcações: Sociedade