FOTOS: Jacarandás dão nova cor à Avenida Combatentes da Grande Guerra

No passado sábado, Sarajevo lançou uma mensagem de paz e unidade na Europa, nas cerimónias comemorativas do centenário do atentado que despoletou o início da Primeira Guerra Mundial.

No dia 28 de Junho de 1914, o servo-bósnio Gavrilo Princip assassinou a tiros na capital bósnia os herdeiros do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia.
A comemoração em Sarajevo culminou com um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena, que começou com o hino bósnio e concluiu com o da União Europeia e a valsa 'As Palmas da Paz' de Joseph Strauss, como mensagem simbólica musical pela paz e pelo futuro comum europeu.


Em Guimarães, a data passou despercebida, embora a memória dos soldados Corpo Expedicionário Português mortos na I Guerra Mundial esteja presente na toponímia da Cidade, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 
E, de facto, quase que simbolicamente foi a natureza que se encarregou de fazer a homenagem, com o prodígio das flores das árvores que ornamentam e perfumam aquela artéria a surpreender quem aprecia estes pequenos milagres do quotidiano.

Os jacarandás dão colorido diferente e agradável à rua, adornando-a e conferindo-lhe o aspecto de artérias de grandes cidades da Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México.
Uma pesquisa rápida na internet, permitiu saber que a cidade de Pretória, na África do Sul, tem as ruas arborizadas com jacarandá-mimoso, formados a partir de sementes levadas do Brasil.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email