UMinho é a universidade com mais patentes

A Universidade do Minho é a academia nacional com mais patentes rentabilizadas em contexto empresarial. No total, as universidades e politécnicos portugueses somam cerca de 750 patentes registadas junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Os dados constam de um estudo do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que avalia a presença da tecnologia desenvolvida no âmbito da investigação académica no meio empresarial e os seus efeitos ao nível da inovação e do desenvolvimento económico.
Numa primeira fase foram abordados os gabinetes de transferência de tecnologias das principais academias. No caso da UM a interlocutora foi a TecMinho. Segue-se agora uma segunda fase, de perspectiva empresarial, que avançará para a investigação documental e para o inquérito às empresas, acerca da presença das tecnologias de base académica em contexto de trabalho produtivo.
Ao nível do ensino superior, o Instituto Superior Técnico, de Lisboa, lidera com perto de 250 patentes registadas, seguindo-se a Universidade do Porto e a Universidade do Minho, com cerca de 100 patentes cada. No entanto, “um maior número de patentes registadas não significa o maior número de aproveitamento do desenvolvimento tecnológico que lhe está inerente”, pois, segundo Fernando Romero, a UM é a universidade com mais tecnologia rentabilizada em contexto de trabalho, com cerca de 20 patentes utilizadas pela indústria.



Marcações: Educação

Imprimir Email