Cateterismos cardíacos já podem ser realizados no Hospital de Guimarães

O Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães inicia esta quarta-feira a actividade do seu Laboratório de Hemodinâmica e a realização de cateterismos cardíacos.

Em comunicado, a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) destaca que "este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca". "É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas de dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de uma angioplastia", detalha a informação divulgada.
"A abordagem decorre de um trabalho conjunto na procura de soluções, desenvolvido ao longo dos últimos meses, sob a liderança da Direção Executiva do SNS, com a colaboração técnica da Coordenação Nacional das Doenças Cardiovasculares da DGS, do INEM e da ARS Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães (HSOG) e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no interesse dos utentes", continua o comunicado.

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde "tem a responsabilidade de coordenar a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria continua do acesso a cuidados de saúde e o alinhamento da governação clínica e de saúde", salientando "a disponibilidade e abertura para a colaboração manifestada pelo Conselho de Administração e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no que concerne a formação dos profissionais e ao acompanhamento clínico da actividade da unidade de hemodinâmica do Hospital de Guimarães enquanto unidade afiliada, e a resolução efectiva e com sucesso das questões pendentes neste projecto, em termos infraestruturais, de equipamentos, jurídicas e outras, pelo Conselho de Administração do HSOG".

"O início de funcionamento de mais esta valência, demonstra a força da rede das Instituições do SNS que, quando alinhadas, são capazes de pôr de lado diferenças e disponibilizar os recursos ao serviço das populações, com proximidade, qualidade e segurança", conclui.

Marcações: Laboratório de Hemodinâmica

Imprimir Email