Hospital de Guimarães implementa tecnologia inovadora para doentes após ablação para tratamento de arritmias

O Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães anunciou a implementação de um programa inovador que permite aos doentes, após a realização de ablação para tratamento de arritmias, fazerem electrocardiogramas a partir de casa com todo o conforto, sem necessidade de se deslocarem ao Hospital com tanta frequência.

Em comunicado, o Hospital indica que este programa "interseta momentos de consulta presencial nesta unidade de saúde, com monitorização remota através de dispositivos inteligentes conectados, questionários de saúde cientificamente validados, para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com base em algoritmos inteligentes".

"A integração da tecnologia no ciclo de cuidados tradicional permite aumentar o conforto e proximidade dos pacientes com a equipa clínica, reduzir visitas desnecessárias ao hospital, através da realização da eletrocardiograma (ECG), a partir de casa e envio do relatório diretamente para a equipa clínica", refere a nota enviada às redacções, acrescentando: "é, assim, possível detectar e documentar, mais precocemente, arritmias e proceder, mais cedo, à reavaliação clínica dos doentes" .

"Os pacientes são convidados a integrar o programa antes do estudo electrofisiológico e são acompanhados num período de tempo até dois anos pós-ablação", frisa a unidade hospitalar, sublinhando que "de forma a terem uma integração mais activa no programa, os pacientes recebem uma caixa de boas-vindas com material educacional do Hospital e um relógio inteligente, que deverão usar durante o período de seu acompanhamento".

"Esta nova tecnologia envolve médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia", explica o Hospital, precisando que é utilizada "uma aplicação móvel para os pacientes, um portal web para os profissionais e um smartwatch com capacidades de fazer um ECG a qualquer momento que seja necessário".

"É sem dúvida um passo para a modernização, onde quem mais ganha em conforto e eficiência é o doente que recorre a este serviço", conclui.

 

Marcações: Hospital de Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira

Imprimir Email