Médicos de família do ACES do Alto Ave com média de 1.850 utentes

Os médicos de família do ACES do Alto Ave têm em média 1.850 utentes. Um número substancialmente acima da média prevista que está estimada em cerca de 1.500. A notícia faz manchete na edição desta semana d'O Comércio de Guimarães.

Trata-se de uma realidade que ilustra as carências de médicos de família com que Portugal se defronta actualmente. Ainda assim, na área do ACES do Alto Ave a situação é considerada "controlada". O director do ACES, José Novais de Carvalho revela que nesta altura há cerca de 1.200 pessoas em Guimarães sem médico de família. São utentes encaminhados para uma consulta existente no Centro de Saúde da Amorosa que em Setembro terá um médico para assegurar o atendimento. De resto, outras situações que exigirão uma solução a breve prazo, têm a ver com a passagem brevemente à reforma de alguns clínicos. Desde logo, quatro do Centro de Saúde de Pevidém e dois do Centro de Saúde das Taipas.

As substituições ocorrem por via de concursos de mobilidade ou por concurso destinado a especialistas com colocação directa.
Para além destes casos, registam-se casos pontuais que originam algum congestionamento no atendimento motivados por doença ou licenças de maternidade.


Marcações: médicos, ACES do Alto Ave, família

Imprimir Email