«É urgente» a abertura da Unidade de Hemodinâmica, pede o Presidente da Câmara de Guimarães

"É urgente" a abertura da Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Senhora da Oliveira. A posição foi assumida de forma veemente pelo Presidente da Câmara de Guimarães, durante a reunião do Executivo vimaranense, realizada esta quinta-feira.

"Apesar da Sra. Ministra da Saúde já nos ter garantido que o assunto será resolvido, de já ter reunido várias vezes e de ter correspondido afirmativamente ao nosso pedido, o serviço ainda não está a funcionar, observou Domingos Bragança, "sentimos que algo não está bem, porque se há problemas para resolver, já passou muito tempo, do ponto de vista do processo".

"O Hospital da Senhora da Oliveira tem profissionais excepcionais na área de cardiologia. Este serviço é fundamental porque ele existe no Hospital de Braga, mas a área de influência é muito grande e o serviço do HSOG poderá vir a completar a resposta que é dada. São necessários os dois. É urgente que se instale o Centro de Hemodinâmica no Hospital da Senhora da Oliveira, porque são os dois necessários", insistiu, durante a reunião, quando respondia a uma intervenção feita pelo Vereador do PSD, Bruno Fernandes, sobre as dificuldades de acesso aos centros de saúde e em que alertou para o flagelo da falta de creches e berçários.

"A situação actual é insustentável. A Sra. a Ministra já concordou e comprometeu-se a resolver, mas o que é certo que ainda não está solucionado. Até dá a entender que é o Hospital de Braga que manda no Ministério da Saúde. O Hospital de Braga não manda no Ministério da Saúde! Este centro de hemodinâmica faz falta para completar os serviços que são prestados pelos dois hospitais. É urgente! Já o tenho dito várias vezes à Sra. Ministra da Saúde, ao Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte e ao Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira", continuou.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, o Presidente da Câmara de Guimarães precisou que, pelo conhecimento que tem do processo, a resolução está dependente da consulta que os órgãos ligados ao Ministério da Saúde ficaram de fazer junto dos responsáveis do Hospital de Braga. "Já temos tido muita paciência neste processo. Por isso, coloquei de uma forma clara e transparente a situação, porque na qualidade de Presidente da Câmara tenho feito várias diligências, obtenho a concordância para a abertura da Unidade, mas essa entrada em funcionamento que não têm acontecido. Estamos a falar num investimento superior a 2 milhões de euros e que estará parado há dois ou três anos", acrescentou.

 

Marcações: Presidente da Câmara de Guimarães, Hospital da Senhora da Oliveira, Unidade de Hemodinâmica

Imprimir Email