Covid-19: Hospital de Guimarães sem doentes infectados nos Cuidados Intensivos

Há várias semanas que não há doentes com a covid-19 a receber tratamento nos Cuidados Intensivos, do Hospital Senhora da Oliveira (HSOG), em Guimarães. O número de doentes com a infecção internados desde o início deste mês tem sido reduzido.

Em declarações ao Grupo Santiago, prestadas na passada sexta-feira, o Director Clínico do HSOG realçou que a evolução epidemiológica na região tem sido favorável. "Temos tido cinco, quatro, três, dois doentes, oscila de dia para dia", referiu, indicando que esse número "não constitui impedimento para o funcionamento normal do Hospital porque são doentes alocados a uma determinada área".

Hélder Trigo salvaguardou que a unidade de saúde continua "debaixo das condições da pandemia", apesar da redução do número de doentes infectados a receber tratamento em regime de internamento. "As regras mantêm-se, ainda não foram retomadas as visitas, mas é melhor exagerarmos no sentido de evitar o risco de propagação, do que depois termos de lidar com possíveis dissabores", alertou, justificando a necessidade de manter as medidas de protecção e segurança em vigor no funcionamento do HSOG.

Face à evolução positiva, o Director Clínico espera que no início de Julho, os pisos ocupados pelos doentes infectados com a Covid-19 que eram destinados às áreas cirúrgicas possam agora ser libertados. "A área médica ficará confinada ao seu espaço e a área cirúrgica igualmente ao seu espaço. Tínhamos duas salas do bloco operatório reservadas para Cuidados Intensivos de doentes Covid-19, mas como há algumas semanas não temos doentes com a infecção a precisar desse tipo de tratamento, vamos manter só uma sala e acrescentar a outra ao serviço de rotina do bloco operatório, o que vai permitir aumentar as cirurgias que estamos a fazerer", disse o responsável, considerando que a situação no HSOG "está a evoluir para a normalidade, embora persista o receio de uma segunda vaga; neste momento, a situação está a correr bem".

Desde que retomou a actividade assistencial programada, no início de maio, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) já realizou um total de 1.203 cirurgias, sendo 781 cirurgias em ambulatório e 422 cirurgias convencionais.

Marcações: Guimarães, Hospital de Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira, covid-19

Imprimir Email