Covid-19: "Não é hora de nos distrairmos" alertam profissionais de saúde do Hospital de Guimarães, apelando à continuação da colaboração da população na luta contra a pandemia

A Comissão de Acompanhamento da COVID-19 do Hospital Senhora da Oliveira faz um apelo à população para continuar a manter o distanciamento social, permanecer em casa, lavar as mãos frequentemente e usar máscara em locais públicos.

Numa mensagem dirigida à população por todos os profissionais de saúde do Hospital, divulgada este sábado, é enaltecido o "respeito" e o civismo "demonstrado por todos, no que toca às medidas associadas a este Estado de Emergência Nacional", alertando-se: "não é hora de nos distrairmos. Temos que continuar a manter cuidado, rigor e disciplina. Pelos nossos doentes. Por todos nós".
"Todos estamos conscientes do momento difícil que atravessamos, combatendo uma doença potencialmente fatal e altamente transmissível. Qualquer um de nós, descuidando as medidas de prevenção que vêm sido repetidas, pode ser contaminado". refere o comunicado.

"Ao longo dos últimos dois meses, aqui no Hospital temos estruturado e implementado, com a colaboração de todos, um conjunto de medidas que visam não só melhorar as condições de tratamento daqueles que estão infectados pelo SARS-COV-2, mas também garantir segurança no tratamento de pacientes com outras patologias e risco reduzido de infecção para os nossos profissionais. Nós, Profissionais do Hospital, estamos conscientes que estas medidas se transformaram nas nossas novas rotinas de trabalho, e terão que nos acompanhar (com este ou aquele acerto) até que haja uma vacina ou tratamento eficaz para esta doença", continua, acrescentando: "estas vacinas ou tratamentos podem demorar até um ano a estar disponíveis. Pelo caminho, e sem aviso prévio, podemos ter que viver um novo surto da doença, eventualmente até de maior gravidade".

"Por isso, entendemos ser urgente que todos tenhamos consciência deste aspecto fundamental: ainda não ultrapassamos este surto. O combate continua e não podemos de forma alguma facilitar nas nossas atitudes, sob pena de gerarmos uma situação muito mais complicada de ultrapassar. Não é possível abrir brechas no trabalho de protecção que temos efetuado. Não é altura de descuido ou facilitismos. Estamos focados em aniquilar este surto de forma determinada, coerente e sem distrações para entrarmos numa "nova normalidade" e muito do que temos aprendido até aqui continuará a ser feito diariamente".

"Há um conforto particular que temos que encontrar no meio desta adversidade. Estamos agora melhor preparados e equipados para o futuro. Adquirimos rotinas de trabalho e de socialização que são mais sólidas para lidar com esta nova realidade. Se formos persistentes poderemos recuperar mais depressa uma grande parte da nossa vida e a nossa actividade profissional, adaptadas às novas regras de comportamento social a que este vírus obriga".
"Para já, precisamos manter o respeito, até aqui civicamente demonstrado por todos, no que toca às medidas associadas a este Estado de Emergência Nacional: manter distanciamento social, ficar em casa, lavar as mãos frequentemente, usar máscara em locais públicos. Não é hora de nos distrairmos. Temos que continuar a manter cuidado, rigor e disciplina. Pelos nossos doentes. Por todos nós", termina o comunicado.

Marcações: Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira, covid-19

Imprimir Email