Covid-19: Lares de idosos de Guimarães são "prioridade" nos testes de rastreio

Já começou a operação de rastreio e diagnóstico dirigida a todos os utentes de lares de idosos e respectivos profissionais das instituições de apoio social existentes no concelho de Guimarães. É uma medida assumida como "prioritária" pelo Município para minimizar a propagação do novo coronavírus e contribuir para o bom funcionamento das instituições nas respostas sociais à população idosa.

Em declarações ao Grupo Santiago, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães frisou que a Unidade de rastreio à COVID-19 está a funcionar junto do Multiusos. "Temos conhecimento da situação dos lares, há casos que merecem alguma preocupação e estamos a acompanhar diariamente com a Administração Regional de Saúde do Norte, com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave e Unidade de Saúde Pública no sentido de priorizar estas situações para depois ser possível testar todas as pessoas aí envolvidas e garantir assim a segurança", disse Adelina Paula Pinto, realçado que a partir desta segunda-feira será reforçado o material disponível para a realização de testes de despistagem.

A responsável adiantou que os testes já começaram e os profissionais das instituições sociais estão a dirigir-se à Unidade de rastreio à COVID-19, esperando que ao longo da semana estejam reunidas as condições para que sejam realizados os testes para os utentes nos lares. "Num lar, os profissionais de saúde estão a fazer a recolha para que as análises sejam feitas no respectivo laboratório", precisou Adelina Paula Pinto, acrescentando que o Município já dispõe de locais devidamente preparados para o caso de ser eventualmente necessário proceder à transferência dos utentes "sejam infectados ou não, aqueles que não precisarem de receber assistência em regime hospitalar".

Neste momento em que os lares de idosos estão isolamento social, sem visitas e sem contactos presenciais com o exterior, a Vice-Presidente da Autarquia fez questão de reconhecer a dedicação e responsabilidade social assumida pelos funcionários destas Instituições. "Há profissionais que de uma forma absolutamente altruísta têm permanecido ininterruptamente ao serviço das Instituições para bloquear os possíveis contactos e possibilidade de propagação do vírus", observou, reconhecendo "o mérito e solidariedade de quem trabalha e tem responsabilidades na gestão dos lares porque não baixaram os braços, estão disponíveis e a fazer turnos impensáveis para assistirem aos utentes".

"Estamos a preparar uma equipa de voluntários para o caso de ser necessário ajudar no que for possível, porque quem trabalha nos lares também tem família e sabemos do esforço que estão a fazer para garantir que nada falte e seja mantida a proximidade e tranquilidade tão necessária neste momento", indicou Adelina Paula Pinto.

A Câmara de Guimarães dispõe de uma Rede de Apoio Social de Emergência, com os números telefónicos: 253 421 255 / 969 264 803 / 969 264 761. "Estamos a acompanhar as situações de maior vulnerabilidade, quer sejam das instituições, quer sejam dos idosos ou outras pessoas que precisam de ajuda e estão em casa", refere a Vice-Presidente, ao destacar que "o acompanhamento é diário, numa proximidade muito grande com as juntas de freguesia que têm sido imparáveis na ajuda e com uma rede de voluntários".

Marcações: Guimarães, rastreios, idosos, covid-19, lares, testes

Imprimir Email