Programa "Largo do Toural": "20 anos de grandes desafios para a Vimágua" - Entrevista ao Presidente do Conselho de Administração

Em dia de aniversário, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua foi o convidado deste sábado do programa "Largo do Toural", da Rádio Santiago.

Pode ouvir na íntegra AQUI

Durante a entrevista, Armindo Costa e Silva, revela os desafios que se afiguram para o futuro da empresa responsável pela gestão e exploração dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais na área dos municípios de Guimarães e Vizela.

"20 anos de grandes desafios para a empresa, para os seus trabalhadores e para os seus órgãos sociais com o propósito de levar a água e recolher e encaminhar as águas residuais dos municípios de Guimarães e Vizela", afirmou, realçando a orientação estratégica dos investimentos previstos para a melhoria contínua dos serviços prestados, em que assinalou como prioridade "a eficiência hídrica, com a redução das perdas, a redução do esforço de captação e a melhoria da taxa de adesão para aproximá-la dos níveis de cobertura, porque é isso que acontece nos municípios mais urbanos de Lisboa e Porto". 

"Vamos continuar a robustecer o nosso investimento no tratamento da água", disse, alertando que as interligações a outros sistemas "poderão vir a colocar-se no futuro se viermos a assistir a um agravamento dos períodos de seca (já temos uma, mas poderemos reforçar as interligações com os sistemas confinantes para haver sistemas de compensação se ocorrer algum período de escassez de água)". 

O Presidente do Conselho de Administração da Vimágua indicou que a empresa vai continuar a "evoluir na produção de energia própria". "Já temos praticamente todos os edifícios com consumos significativos de energia dotados de painéis solares, como a sede da Vimágua, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Prazins Santa Eufémia, a ETA de Gondomar. Também o novo armazém-oficina durante a próxima semana ficará equipado com painéis fotovoltaicos, mas temos identificadas outras instalações para aumentar a produção de energia fotovoltaica para reduzirmos a factura com este encargo", sublinhou, ao referir que vai manter-se a aposta na descarbonização da actividade, "em linha com o objectivo do Município e do País para alcançarmos a neutralidade carbónica em 2050". "A Vimágua quer estar na linha da frente desse processo de descarbonização", explicou.

O responsável adiantou que, nos próximos anos, está previsto grande investimento na substituição das redes de água e saneamento, tendo aproveitado o momento para sinalizar "a necessidade da adesão aos serviços da Vimágua passar a ser correspondente aos níveis de cobertura das redes de água e saneamento".

Na entrevista, Armindo Costa e Silva anunciou que a administração da Vimágua "está a trabalhar um acordo de empresa para procurar estruturar melhor as carreiras dos funcionários e melhorar, na medida do possível, a condição salarial por via de um acordo de empresa com o sindicato". "Queremos assim reforçar a motivação e o empenho dos nossos trabalhadores, eles já são dedicados a este compromisso com a empresa e com o serviço, mas queremos reforçá-lo", declarou.

Marcações: Rádio Santiago, Vimágua, Programa «Largo do Toural»

Imprimir Email