Programa «Largo do Toural»: Entrevista ao musicólogo vimaranense José Maria Pedrosa Cardoso

O musicólogo vimaranense José Maria Pedrosa Cardoso é o convidado deste sábado do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.
Durante a entrevista, o musicólogo, natural de Guimarães, recorda o desperta para a música, interesse que o tem acompanhado ao longo da vida, num percurso em que tem cruzado o trabalho académico e científico com a actividade artística, "na absorvente e apaixonante descoberta dos mundos musicais".

Pode ouvir a entrevista na íntegra AQUI:

Após os cursos de Humanidades em Vila Nova de Gaia (1955-1961), Filosofia e Teologia em Valladolid e Munique (1962-1969), José Maria Pedrosa Cardoso estudou em Lisboa Pedagogia e Didáctica Musical com Edgar Willems e Jos Wuytack, Direcção Coral com Michel Corboz e Pierre Salzmann (1969, 1971, 1972, 1977), fez o curso geral de Piano pelo Conservatório de Música do Porto (1978), foi dos primeiros licenciados em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (1986) e obteve o grau de doutoramento em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra (1998), onde fez a agregação na mesma área científica (2007).
Fundou e dirigiu vários coros, destacando-se o Grupo Coral de Lagos, que fundou em 1976 e que ainda é meritoriamente activo na região, no país e no estrangeiro, e também o Coral de Letras da Universidade de Coimbra, que recriou em 1994 e dirigiu até 1999.

A partir de Janeiro de 1987, e até 1989, acumulou a docência na Universidade Nova de Lisboa e no Conservatório Nacional com o cargo de assessor de João de Freitas Branco na direcção artística e de produção do Teatro Nacional de S. Carlos.

Tendo vencido o concurso de “assistente estagiário para a cadeira de História da Música” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1992, aí exerceu prioritariamente a docência, mais tarde alargada ao mestrado em Ciências Musicais e ao Curso de Estudos Artísticos da mesma Faculdade, que veio a dirigir na área da Música até à sua aposentação, em 2009.

Embora com incursões na música contemporânea, com estudos sobre Luiz de Freitas Branco, António Fragoso e Fernando Lopes Graça, a sua pesquisa musicológica seguiu prioritariamente a pista aberta por Mestre Santiago Kastner, um músico estrangeiro consagrado em Portugal que chamou várias vezes a atenção para uma verdadeira especificidade da música portuguesa dentro do quadro europeu. Tem pautado a sua investigação pela busca da singularidade da música histórica portuguesa, um caminho aberto na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e percorrido em todos os principais arquivos nacionais e estrangeiros. É autor de vários estudos apresentados em colóquios e seminários, tendo publicado vários livros de sua autoria.

Foi homenageado pela Câmara Municipal de Lagos, tendo recebido a Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, pelos serviços prestados à cidade, no âmbito da cultura musical, há mais de 40 anos, isto é, entre 1975 e 1982.
Recentemente, criou e dirigiu, em 2016 e 2017, o Festival de Música Religiosa de Guimarães.

Marcações: Programa «Largo do Toural» , musicologia, José Maria Pedrosa Cardoso

Imprimir Email