Ricardo Costa assume unidade e compromisso do PS com política pública de habitação

“O PS colocou a habitação como direito humano fundamental e universal no centro do debate político nacional e disso já não é possível recuar”, afirmou Paula Marques. Vereadora do PS na Câmara de Lisboa e Presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal, num debate sobre habitação promovido pela Concelhia do PS.

Na sessão discutiram-se políticas de habitação locais, de Guimarães e de Lisboa, e nacionais relativas à habitação, concluindo, nas palavras de Paula Marques, que “a habitação pública não deve ser só para os muitos pobres mas também dirigida a outros estratos sociais, como direito fundamental que é”.
Adelina Paula Pinto, Vereadora do PS na Câmara de Guimarães, responsável pelo pelouro da Habitação, defendeu que está a emergir e a consolidar-se uma nova geração de políticas de habitação, “já não centradas no assistencialismo mas também na valorização estratégica da habitação enquanto modo de pensar a cidade, capaz de integrar as necessidades e direitos educacionais, de transportes e mobilidade, culturais e sociais”. Defendendo uma «Carta Municipal de Habitação» que seja “capaz de responder a uma ideia de cidade”, a Vereadora socialista projectou a “habitação como centro de um tipo de políticas capazes de ordenar a cidade de modo democrático”.

No mesmo debate, Paula Oliveira, responsável pelo pelouro gestor da habitação social em Guimarães e Presidente da CASFIG, deu conta dos números do apoio à habitabilidade digna em Guimarães, por parte do Município, que, nos últimos 10 anos, apoiou mais de 1.800 famílias e que só em 2023 estima gastar mais de 250 mil euros em subsídios municipais de arrendamento, para além de um apoio social de sustentabilidade familiar permanente, junto dos das famílias com mais dificuldades.

Ricardo Costa, Presidente do PS de Guimarães, encerrou a conferência dando conta da enorme vitalidade, unidade e sentido de responsabilidade pública do PS de Guimarães, garantindo o seu compromisso com a ideia de um sistema nacional de habitação, capaz de “tratar todos por igual, abrindo espaço a uma nova geração de políticas públicas de habitação comprometidos com a justiça e a igualdade social”.    


Marcações: Debate, PS , habitação

Imprimir Email