Presidente da AM apela à participação na sessão solene do 25 de Abril

Amanhã comemoram-se os 49 anos do 25 de Abril de 1974. Trata-se de uma efeméride que assinala o derrube do regime fascista por um movimento militar impulsionado por jovens capitães das forças armadas portuguesas. Como habitualmente, em Guimarães a data será assinalada com uma sessão solene promovida pela Assembleia Municipal.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente daquele órgão deliberativo, José João Torrinha salienta que a importância de comemorar esta data histórica "continua a ser a mesma do primeiro ano, de exaltação dos valores da democracia e da liberdade e da participação cívica dos cidadãos na vida da sua comunidade".
"A actualidade da celebração destes valores que actualmente, ainda que de forma diferente, continuam a ser postos em causa das mais variadas formas, continua a fazer todo o sentido e, por isso, a Assembleia Municipal não deixará de registar esses mesmos valores que tanto prezamos", afirmou.

Pela sua importância esta é, pois, uma data que deve ser festejada. José João Torrinha gostava de ver uma forte representação da comunidade vimaranense na sessão solene e nas diversas iniciativas que assinalam a revolução dos cravos.
"Gostava que fosse uma cerimónia participada e que as pessoas se envolvessem e sentissem verdadeiramente que continua a fazer sentido, neste ano de 2023, celebrar os valores proporcionados pelo 25 de Abril à nossa vida em sociedade", salientou.

A um ano da celebração dos 50 anos, José João Torrinha considera que deve ser repensada a forma de comemorar no próximo ano o aniversário do 25 de Abril de 1974.
"Pode ser um bom mote para repensarmos um pouco a forma como celebramos a Revolução. As datas «redondas» são sempre propícias a que isso aconteça e não o deixaremos de fazer tentando envolver todos os partidos e toda a comunidade nesse mesma celebração", concluiu.

A sessão solene da Assembleia Municipal que assinala amanhã, terça-feira, mais um aniversário do 25 de Abril, está marcada para o Teatro Jordão, às 11h00. Entretanto, no âmbito do programa promovido pela Câmara, em parceria com diversas instituições vimaranenses, para assinalar a efeméride, esta segunda-feira há espectáculo musical. Pelas 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu, realiza-se o concerto «Sons da Liberdade».

Marcações: Assembleia Municipal, 25 de Abril , sessão solene

Imprimir Email