Domingos Abrantes recorda a fuga da cadeia de inimigos de Salazar num carro do ditador

Domingos Abrantes, conhecido antifascista, militante, ex-dirigente e ex-deputado do PCP está em Guimarães para uma conferência marcada para este sábado.
O antigo membro do Conselho de Estado, entre 2016 e 2022, vai participar numa sessão evocativa da fuga da prisão de Caxias, em 1961, da qual foi um dos oito protagonistas. Uma fuga com algumas particularidades, como destacou em entrevista ao Grupo Santiago.

"Primeiro porque foi uma fuga que decorreu à luz do dia, depois porque os guardas presenciaram-na desde o princípio ao fim o que os deixou perplexos, depois porque decorreu debaixo de fogo e que teve esse ingrediente que foi ter sido uma fuga com um carro blindado da segurança do Salazar que serviu para a fuga dos piores inimigos do Salazar", afirmou.
Volvidos 62 anos, Domingos Abrantes recorda uma fuga que provocou "escândalo no seio do regime fascista e numa cadeia controlada pela PIDE".

Após muitos anos de luta antifascista que lhe custaram anos de cadeia, Domingos Abrantes, de 87 anos, diz que que teve a "felicidade de viver o dia mais importante da história de Portugal como foi o 25 de Abril de 1974, porque devolveu a liberdade aos portugueses".
Quase 50 anos depois, Domingos Abrantes realça a importância da "retoma dos valores para que se cumpram os desígnios de Abril", levando em linha de conta o desemprego, o trabalho precário e o reforço dos poderes do patronato, entre outros problemas. Perante problemas concretos que afectam uma franja significativa da população, Domingos Abrantes considera a importância de ter um "PCP forte", recordando que "desde 1919 muitos vaticinam o fim" de um Partido com mais de 100 anos.

A conferência de Domingos Abrantes é este sábado, sessão está marcada para as 15h00, na sede da Associação Artística Vimaranense.

Marcações: cadeia, fuga, Domingos Abrantes, Salazar

Imprimir Email