Reunião de Câmara: voto de pesar pela morte de Manuel Azevedo Castro e voto de louvor ao Grupo Folclórico da Corredoura

A vereação vimaranense aprovou esta quinta-feira por unanimidade a atribuição de um voto de pesar pela morte de Manuel Azevedo Castro e um voto de louvor ao Grupo Folclórico da Corredoura - Festival FEST’IN FOLK CORREDOURA.

Voto de pesar pela morte de Manuel Azevedo Castro
"Faleceu, na passado domingo, 25 de dezembro, Manuel Azevedo de Castro, que desempenhou funções de autarca enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Gondar.

Manuel Azevedo de Castro foi um autêntico defensor do desenvolvimento de Gondar, tendo presidido a respetiva Junta de Freguesia nos finais da década 70 e no decurso da década 80.
Manuel Azevedo Castro iniciou o seu primeiro mandato em 16 de Dezembro de 1979 e renovou o mandato nas eleições seguintes em 12 de Dezembro de 1982, tendo sido Presidente da Junta de Freguesia de Gondar entre 1979 e 1985.
Em nome dos Vimaranenses, proponho que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento pelo legado e serviço público que Manuel Azevedo Castro deixa na comunidade, e a consternação pelo seu falecimento, através do presente Voto de Pesar, apresentando à sua Família e Amigos as mais sentidas condolências", refere o texto submetido à apreciação da vereação.

Voto de louvor ao Grupo Folclórico da Corredoura

"O Grupo Folclórico da Corredoura organiza, anualmente, o FEST’IN FOLK CORREDOURA um festival sem muros e que constrói pontes. Sem muros, porque promove iniciativas que percorrem múltiplos espaços, desde o centro histórico ao Campo de S. Mamede, mas também por diferentes freguesias do concelho, no contacto com diversas instituições sociais. Passa também, e inevitavelmente, por S. Torcato, onde decorre uma cerimónia ecuménica, que recebe gente de diferentes religiões. É um evento da Arte Popular, que estabelece pontes entre culturas, países, mas sobretudo pessoas.
O FEST’IN FOLK CORREDOURA destina-se a todos sem exceção, pois o mundo que dança em Guimarães traz também a cultura de outros países a pessoas acolhidas em instituições que, por esse motivo, têm menos possibilidade de assistir aos eventos. Realiza workshops nas praças públicas, desfiles e paradas dos povos e dos grupos, num cruzamento de cores, música e culturas diferentes, mas que nos unem.
No passado dia 15 de dezembro, o Grupo Folclórico da Corredoura e a Câmara Municipal de Guimarães foram informados pelo CIOFF - Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas, de que o FEST’IN FOLK CORREDOURA passou a ser credenciado por esta organização como festival de elevada qualidade, dos calendários nacional e mundial, uma vez que, citamos, “vivencia culturas dos cinco continentes, promove a paz e a amizade entre os povos, contribui em larga escala para a promoção dos nossos territórios além-fronteiras”. A mesma comunicação refere o papel importante nesta classificação da parceria que o festival soube estabelecer com o Município de Guimarães.
A inclusão do FEST’IN FOLK CORREDOURA na lista dos festivais CIOFF foi aprovada por unanimidade, o que faz do evento um ponto alto do folclore vimaranense e da cultura tradicional vimaranense. Recorde-se que o CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) é parceiro oficial da UNESCO, porquanto promove o intercâmbio cultural e a Paz entre os Povos. Em nome dos Vimaranenses, proponho que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento, através do presente Voto de Louvor, pelo inestimável contributo do Grupo Folclórico da Corredoura, grupo organizador do FEST’IN FOLK CORREDOURA, na divulgação da cultura popular vimaranense e na promoção da união entre os povos de todo o mundo", expressa o voto de louvor.


Imprimir Email