Delegação do PCP reuniu com Reitor da Universidade do Minho

Uma delegação do PCP foi hoje recebida pelo Reitor da Universidade Minho. O encontro permitiu abordar a situação atual na Universidade do Minho, o seu funcionamento e actividade.
Em comunicado, o PCP refere ter sido debatido o sub-financiamento em que a UMinho "é obrigada a funcionar, criando estrangulamentos ao seu funcionamento e desenvolvimento, colocando em causa os serviços prestados".


Segundo o PCP, "presentemente existe um diferencial de 17 milhões de euros entre o que é transferido pelo Governo no Orçamento do Estado para a UMinho e o que está previsto na Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior", sendo o valor transferido "cobre apenas cerca de 60% das despesas com salários" o que implica que o remanescente das despesas tem que ser coberto com receitas próprias.
Outra das questões abordadas foi a construção de novas residências em Braga e Guimarães, no sentido de corresponder "à necessidade gritante de alojamento para estudantes". Neste contexto, o PCP salienta que em Braga e Guimarães, "ganha forma o negócio das residências privadas com anúncios de novas construções, num quadro de demora na concretização de soluções públicas".

Na reunião foram também abordadas questões da mobilidade. O PCP defende a "concretização de investimento no reforço dos transportes públicos, desde logo as ligações ferroviárias no quadrilátero Braga-Guimarães-Famalicão-Barcelos, e de soluções de tarifários tendentes à progressiva gratuitidade".
A delegação do PCP integrou Belmiro Magalhães, da Comissão Política do Comité Central, Inês Rodrigues, do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga, e António Joaquim, membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP.


Marcações: Reunião , PCP, UMinho, Reitor

Imprimir Email