Sofia Ferreira: "Esta é a única candidatura capaz de afirmar o PS"

Em entrevista ao Grupo Santiago, a candidata à liderança do PS, Sofia Ferreira, sublinhou que a sua candidatura "dimana do projecto autárquico do PS de Guimarães". Considera ainda que é a "única candidatura capaz de afirmar regional e nacionalmente o PS Guimarães".

Grupo Santiago (GS) - Que motivações estão na origem da sua candidatura?
Sofia Ferreira (SF) - Na origem da minha candidatura está a convicção de ser capaz de transformar a Concelhia do Partido Socialista de Guimarães, conferindo-lhe um maior dinamismo na reflexão e no debate de novas ideias e projectos para Guimarães, acolhendo os contributos dos nossos militantes, dos nossos autarcas, dos nossos simpatizantes e de cidadãos independentes, de valorizar a diversidade e a pluralidade de opiniões, procurando sempre a convergência, a integração e a coesão interna, e aprofundar a relação de confiança entre o PS e os Vimaranenses.

GS - Na sua opinião, que razões explicam o facto de haver eleições disputadas para a Concelhia do PS ao cabo de tantos anos de candidatura única?
SF - A candidatura por mim liderada tem como mandatário Domingos Bragança, e tem na sua composição membros da Assembleia Municipal, incluindo o seu Presidente, José João Torrinha, vereadores, autarcas de freguesia e militantes da generalidade das Freguesias. Nesta conformidade, a nossa candidatura dimana do Projecto Autárquico do PS Guimarães que foi recentemente sufragado pelos vimaranenses e que se traduziu numa grande vitória. O que nos propomos fazer é «Continuar o Caminho» e «Preparar o Futuro», acrescentando ideias e projectos inovadores para a década 2030, que valorizem as políticas públicas e que correspondam às necessidades e anseios dos vimaranenses, do seu tecido económico e das suas instituições. A circunstância de existir uma candidatura alternativa, é do ponto de vista democrático uma situação normal. Na minha perspectiva, cabe aos candidatos da lista alternativa explicitar as razões subjacentes à sua candidatura.

GS - O facto de haver uma disputa eleitoral pode fragilizar a imagem do Partido no Concelho?
SF - O PS é um Partido democrático, plural, pelo que, a existência de diferentes visões e projectos para o presente e futuro do PS em nada fragiliza a imagem do Partido. A participação e o envolvimento dos militantes nas iniciativas de reflexão e discussão promovidas pela nossa candidatura, de forma descentralizada e ao longo dos últimos meses, foi absolutamente excepcional, o que eleva o nível de exigência e uma ainda maior responsabilização na concretização do projecto que agora apresento. 

CG - O que diferencia, verdadeiramente, a sua candidatura da opositora?
SF - A candidatura por mim liderada é a única que reúne as condições para o trabalho político de apoio à governação do PS na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal, nas Juntas de Freguesia e no apoio aos nossos autarcas. É a única capaz de garantir a tranquilidade e determinação necessárias para o PS poder cumprir os compromissos que assumiu com Vimaranenses e ver essa confiança renovada nas próximas eleições autárquicas de 2025. Esta é a única candidatura capaz de afirmar regional e nacionalmente o PS Guimarães, pela força que reside no alinhamento entre a estrutura partidária e os eleitos autárquicos.

GS - Que aspectos destaca da sua moção que considera fundamentais para merecer o voto dos militantes do PS?
SF - Esta é uma moção que se assenta nas premissas fundamentais do projecto político de desenvolvimento de Guimarães que temos vindo a concretizar neste território. O pilar do Desenvolvimento Sustentável, transversalmente presente nas políticas municipais, comprometido com a Neutralidade Climática e com o objectivo da Capital Verde Europeia. O pilar do Desenvolvimento Humano, fazendo assentar na Cultura, Ciência e Educação o modelo de capacitação de um território preparado para os desafios das sociedades contemporâneas. O pilar do Desenvolvimento do Território, com a necessária adequação dos instrumentos do Planeamento Urbanístico, com a captação de investimento e de mais e melhor habitação. Tudo isto sem esquecer o cuidado com os mais vulneráveis, a qualificação e o emprego de qualidade ou as novas competências locais em matéria de saúde. Tem ainda, no pilar da Organização Política, a necessária articulação entre a concelhia do PS Guimarães com os nossos eleitos na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, cuja maioria dos militantes e simpatizantes estão com esta candidatura.

GS - O PS tem ganho sucessivamente as eleições autárquicas em Guimarães com maioria absoluta. Que estratégia deve assumir o Partido para manter esse resultado?
SF - Deve assumir uma estratégia de grande proximidade, de trabalho, de dedicação, de humildade e seriedade. Deve continuar a honrar os compromissos que assume com os
Vimaranenses, honrando o passado, valorizando o presente e construindo o futuro. Deve ser um Partido mais próximo dos militantes e mais aberto à sociedade vimaranense, disponível para ouvir, dialogar, defendendo sempre os valores e a matriz ideológica que nos orienta. Tem de ser um partido capaz de acompanhar a evolução e as dinâmicas da nossa sociedade, nas suas diversas dimensões. Um partido atractivo, interventivo, capaz de motivar os jovens e a comunidade para a intervenção política e determinado na permanente defesa da democracia.

GS - Em que medida uma derrota eleitoral nestas eleições condicionará o seu futuro político pessoal?
SF - O projecto que apresento e o trabalho que tenho vindo a realizar com a equipa alargada e entusiasta que me acompanha serão merecedores da confiança da maioria dos militantes e conduzir-nos-ão à vitória eleitoral. Tenho um longo historial de participação política, uma actividade política muito intensa no presente, e continuarei a colocar essa experiência ao serviço do Partido Socialista e de Guimarães também no Futuro.

GS - A sua candidatura pressupõe a preparação das autárquicas de 2025? Caso vença as eleições internas do próximo dia 8, está disponível para assumir a próxima
candidatura socialista à Câmara Municipal?
SF - A preparação das autárquicas de 2025 está assumida de forma muito clara desde o dia da apresentação da minha candidatura e está vertida na estratégia que sustenta a nossa Moção. Vencendo as eleições internas no dia 8 de Outubro estará tudo em aberto e evidentemente que estarei sempre disponível para assumir os desafios e missões em nome e em defesa do PS e de Guimarães. Todavia, o que está neste momento em causa é a eleição para a Concelhia do PS Guimarães e vencer esta eleição é o nosso objectivo. Oportunamente, esse será um tema a ser analisado e, nesse momento, devemos respeitar a vontade resultante do funcionamento democrático dos órgãos do Partido, não colocando em causa a continuidade da confiança que temos merecido dos vimaranenses. Este não é o tempo dessa definição, em respeito e defesa dos militantes e do Partido.

Marcações: eleições, Sofia Ferreira, PS

Imprimir Email