Guimarães vai comemorar centenário de nascimento de Santos Simões

O Município de Guimarães vai comemorar, no próximo ano, o centenário de nascimento de Joaquim Santos Simões.
Natural de Penela, Joaquim Santos Simões radicou-se em Guimarães onde foi professor e associativista em variadas instituições vimaranenses, tendo tido um papel relevante na dinamização cultural do Concelho até à sua morte em 2004, aos 81 anos.

Na última reunião do executivo Municipal, Ricardo Araújo, do PSD, defendeu a comemoração da efeméride. Uma intervenção que mereceu a revelação do Vereador da Cultura de que o processo estava em marcha no âmbito de um trabalho liderado pelo Município e que envolve familiares de Joaquim Santos Simões e representantes de diversas instituições vimaranenses a que o homenageado esteve ligado.

Paulo Lopes Silva e Ricardo Araújo estão de acordo: Joaquim Santos Simões teve um papel fundamental na dinamização da vida cultural e cívica de Guimarães

Durante os anos vividos em Guimarães em que foi professor na actual Escola Secundária Francisco de Holanda, Joaquim Santos Simões esteve ligado à actividade da Biblioteca Gulbenkian, ao Arquivo Municipal, à Sociedade Martins Sarmento, ao Cine Clube e Círculo de Arte e Recreio, entre outras instituições vimaranenses.

Em 1990 o Município de Guimarães atribuiu a Joaquim Santos Simões a Medalha da Cidade em Ouro. A condecoração seria entregue nas cerimónias do 24 de Junho de 1128, no ano de 1991.

Marcações: centenário, Joaquim Santos Simões, nascmento

Imprimir Email