Presidente da Câmara admite todas as hipóteses de gestão na Taipas Turitermas

O Presidente da Câmara admite todas as hipóteses de gestão para a Turitermas. Domingos Bragança falava na Assembleia Municipal após uma intervenção de Manuel Ribeiro. O representante do PSD manifestou preocupação pela situação financeira da cooperativa e responsabilizou a Câmara.

Lembrou que a "exploração da Cooperativa é deficitária. Não gera receitas correntes que lhe cubram as despesas correntes. O défice tem sido coberto com os subsídios à exploração entre os quais se contam os deste Município".
Ainda segundo Manuel Ribeiro, o défice de exploração da Cooperativa "é estrutural e vai continuar a agravar-se".
"Apesar da situação deficitária se andar a arrastar há anos, sendo que apresenta uma conta de resultados negativos transitados de um milhão e 390 mil euros gerados nos últimos 10 anos, o que significa que o Município não tem tomado medidas para reverter este estado de coisas", afirmou.

Na resposta o Presidente da Câmara reiterou que a situação económica da Turitermas é complexa e admitiu a possibilidade de se encontrar outro modelo de gestão.
Domingos Bragança confirmou que a Turitermas "tem uma dívida elevada, tem financiamento desadequado com o seu investimento", pelo que é "preciso resolver esta situação" havendo necessidade de "encontrar um quadro legal para isso".

Na sua intervenção defendeu que o investimento em causa, quer a requalificação do edifício termal quer a construção do polidesportivo "foi bom para as Taipas e para Guimarães", acrescentando ser verdade que "os investimentos fixos corpóreos não geram receitas para suportar as despesas correntes e de funcionamento". Neste contexto, importa encontrar "novos modelos de gestão, nomeadamente de concessão". Ora, sobre esta questão, Domingos Bragança afirmou que não exclui "absolutamente nada". "Os sócios, na Cooperativa discutam os modelos de gestão que querem. A Câmara ouvirá e seguirá o que os sócios disserem".


Marcações: Assembleia Municipal, turitermas, gestão

Imprimir Email