Oposição questionou atraso da Câmara de Guimarães na atribuição das bolsas de estudo

A Oposição lamentou o atraso dos serviços camarários na conclusão do processo de atribuição de bolsas aos alunos universitários residentes no Concelho.

A Vereadora do CDS-PP indicou que o montante em causa "complementa bolsas que já são atribuídas às pessoas por estarem em situação de vulnerabilidade". Vânia Dias da Silva alertou que esta demora tem sido "recorrente". "Já começou o segundo semestre e os alunos ainda não sabem o resultado", afirmou, aproveitando para sugerir mudanças no regulamento para tornar o processo de análise das candidaturas mais rápido.

"O o período de candidaturas decorreu entre Setembro e Novembro, vamos quase em Março e não há sequer ainda uma primeira seriação das pessoas elegíveis para receberem esta bolsa, o que significa que se ocorrer alguma reclamação chegaremos a Maio ou Junho sem as bolsas atribuídas", detalhou a representante centrista.

Na resposta, a Vereadora da Acção Social justificou a demora com os efeitos da pandemia no volume de trabalho dos serviços e com o elevado número de candidaturas verificado este ano lectivo. "Recebemos cerca de 500 candidaturas a este apoio", disse Paula Oliveira, explicando que a submissão de candidaturas foi efectuado pela primeira vez numa plataforma electrónica, ficando muitos processos com documentação incompleta, o que obrigou os serviços a contactar os estudantes. "Cerca de 90 por cento das candidaturas foram devolvidas aos candidatos para apresentar toda a documentação necessária", observou.

"Estamos disponíveis para corrigir o processo e se for necessário introduzir novos procedimentos para acelerar. Vamos trazer os resultados o mais rapidamente possível", assumiu, precisando que, desde o ano lectivo 2017/2018, o Município já atribuiu 417 mil euros aos beneficiários deste apoio.

Marcações: Executivo vimaranense, bolsas de estudo

Imprimir Email