CDU apresentou compromisso eleitoral para "devolver voz à região»

Os candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Braga promoveram na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a apresentação do compromisso eleitoral regional.

O cabeça de lista da candidatura, Torcato Ribeiro destacou a concretização do aumento geral dos salários como uma emergência nacional, reiterando a defesa do aumento do Salário Mínimo Nacional para 850 euros a curto prazo. Ainda a nível laboral, falou da prioridade à revogação das normas gravosas da legislação laboral e a revogação da caducidade da contratação colectiva. Na sua intervenção, defendeu ainda a valorização das pensões com actualizações anuais e o reconhecimento das longas carreiras contributivas. Defendeu também a dinamização do desenvolvimento económico, através do apoio às MPME dos sectores tradicionais.

Defender o direito à saúde para responder aos atrasos na conclusão das obras nas urgências do Hospital de Guimarães e nas melhorias de outras unidades, foi outra tónica da intervenção de Torcato Ribeiro que defendeu ainda a gratuitidade das creches para todas as crianças e a criação de uma rede pública de creches.
No ensino superior, "exige-se a construção da residência para o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, bem como do aumento do número de camas para os estudantes da Universidade do Minho".
Assegurar o direito de todos à habitação, reforçar os transportes públicos e melhorar a mobilidade, e fixar a progressiva gratuitidade dos transportes públicos, foram outras propostas apresentadas, tendo assumido "avançar para a proposta, com décadas da CDU, da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães".

Torcato Ribeiro defendeu ainda a valorização do património arqueológico e arquitectónico e a promoção de políticas de ambiente saudável.


Marcações: CDU, compromisso, eleitoral

Imprimir Email