PAN Guimarães quer mais qualidade e sustentabilidade da alimentação das crianças e jovens

O PAN Guimarães defende maior proatividade do município relativamente à qualidade e sustentabilidade da alimentação das crianças e jovens.

O porta-voz do PAN Guimarães, Rui Rocha, lembra que o município quer educar as nossas crianças e jovens para uma alimentação saudável e deixa críticas quanto à falta de medidas concretas. "Trata-se, mais uma vez, de um lindo slogan com pouca substância, pois não conhecemos nenhuma medida excecional do município de Guimarães para além do que muitos municípios portugueses fazem. No fundo, cumpre-se com os programas superiormente definidos e aposta-se muito na sensibilização dos alunos, mas cujos resultados são débeis e muito dependentes da receptividade das escolas e do dinamismo dos professores, faltando ações e decisões concretas que suportem essa sensibilização", pode ler-se no comunicado.

Rui Rocha acrescenta que "há uma necessidade urgente de mudarmos para padrões alimentares saudáveis, nutritivos e sustentáveis, do ponto de vista social, económico e ambiental". "Entendemos, pois, que as ementas semanais das cantinas das escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo podem, perfeitamente, incluir pelo menos o dia sem peixe ou carne, à semelhança do que já se faz noutras cidades e países da UE. Não há nenhuma razão para que nesta área o município de Guimarães não seja pioneiro cá dentro, oferecendo uma refeição vegetariana de qualidade (saudável e nutritiva), pelo menos uma vez por semana", lê-se na mesma nota

Entretanto, o PAN já questionou a autarquia se o caderno de encargos actual das cantinas escolares da responsabilidade, onde inclui preocupações de sustentabilidade e se a vereação pondera encetar medidas conducentes à introdução, a curto prazo, do menu vegetariano de qualidade (nutritivo e saudável) nas cantinas, nos mesmo moldes que é oferecido o menu de peixe e carne. Até ao momento ainda não obteve resposta, adiantou o partido.

Marcações: Rui Rocha, PAN Guimarães, alimentação das crianças e jovens

Imprimir Email