CDU acusa a Câmara de não ter política social de habitação

A CDU afirma que a Câmara Municipal de Guimarães não tem política social de habitação. 

Em comunicado, a CDU refere que a assinatura de um protocolo com o Instituto de Reabilitação Habitacional e Urbana (IRHU) utelado pelo Ministério das Infraestruturas, num montante superior a 13 milhões de euros e a Câmara "vem com enorme atraso para este problema".

"Anteriormente nada fez na sua governação. A utilização do Estado para efeitos eleitoralistas confirma-se nesta resposta que se revela insuficiente face às muitas necessidades habitacionais dos vimaranenses", refere a nota, que acrescenta que "se essa estratégia existe, de facto, ela é desconhecida e não é participada com a população".

A mesma nota refere que a Câmara "desvirtua o âmbito dos programas do Estado para não responder sistematicamente à população que não tem condições de aceder a uma habitação de qualidade, assim como às populações dos bairros sociais, com quem a Câmara celebrou agora um acordo". 

A CDU acrescenta que o concelho "debate-se com crónica falta de fogos nos vários segmentos da procura". "Ao focar-se no fomento da construção privada com benefícios fiscais e na aquisição de edifícios para o arrendamento a preços acessíveis, o protocolo agora celebrado não é solução para o problema, apenas é solução para parte do problema", aponta.

O partido termina afirmando que 13 milhões de euros "não bastam" para resolver o "problema de falta de fogos" e "de manutenção e conservação detectados nos fogos".

Marcações: CDU, habitação

Imprimir Email