PCP pede "vontade política" para ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga

São 22 quilómetros que demoram uma hora e meia de comboio entre Guimarães e Braga. Algo que o PCP quer ver resolvido com uma ligação ferroviária directa. Nesse sentido, os comunistas defendem uma "vontade política" para que esta ligação se torne realidade.

Numa acção de sensibilização, a deputada da Assembleia da República, Diana Ferreira, esteve na estação de comboios de Guimarães para lembrar que o partido já apresentou na Assembleia da República, "inclusive nesta legislatura", uma proposta "defendida há muitos anos" que passa por uma ligação directa de comboio entre estes dois municípios. 

"A proposta prevê, para além de ligação ferroviária, uma articulação com transporte rodoviário, incluindo as autarquias e as entidades regionais. O objectivo é firmar este compromisso que temos com as populações destes dois concelhos", explicou a deputada do PCP.

Diana Ferreira sublinhou que esta ligação seria uma "espinha dorsal" das populações e "fundamental para várias preocupações, concretamente ambientais ou do próprio tempo de deslocação".

A deputada afirmou ainda que as respostas ferroviárias têm sido "desvalorizadas ao longo dos anos no nosso país" e que existe uma "necessidade de criar uma ligação directa entre Guimarães e Braga que permita a mobilidade às suas populações''. "Estamos a falar de concelhos do ponto de vista populacional bastante significativos e com uma significativa mobilidade", acrescentou.  

Questionada sobre se o facto do tramway ou metrobus poder substituir esta ligação ferroviária, Diana Ferreira aponta que seria "um penso rápido". "Já vimos respostas semelhantes noutros pontos do país e vemos isso como uma solução imediata para resolver um problema num curto espaço de tempo. Por outro lado, uma ligação ferroviária é uma resposta muito mais duradoura. Impõe-se vontade política para fazer um investimento na ferrovia significativo, que garanta a mobilidade dos trabalhadores e das populações. O tramway não dá uma resposta completa. Não sendo incompatível caso exista a concretização", concluiu. 

Marcações: Guimarães, Braga, PCP, comboio, Diana Ferreira

Imprimir Email