JSD propõe programa para apoiar jovens e casais a terem habitação própria em Guimarães

A JSD de Guimarães apresentou o seu programa para a habitação jovem, prevendo a criação de um regulamento para atribuição de apoio no âmbito da recuperação e aquisição de habitação própria para jovens e jovens casais do Concelho. Trata-se de uma proposta que será entregue a Bruno Fernandes, candidato do PSD à Câmara Municipal de Guimarães.

Para os jovens social-democratas, a proposta destina-se a garantir "apoio financeiro especial, os indivíduos maiores de idade com idade igual ou inferior a 35 anos ou os agregados familiares jovens cuja média de idades não ultrapasse os 35 anos, residentes ou não no Município de Guimarães (atração de população jovem de outros concelhos)". Esses apoios a assegurar apoios relacionados com a aquisição de habitação ou a realização de obras de conservação e remodelação.

Segundo o líder da JSD de Guimarães, Eduardo Fernandes, o programa destina-se a contrariar os " indicadores demográficos dos últimos 10 anos", dado que "Guimarães se encontra a perder população". "Perdeu, entre 2010 e 2018, cerca de 5500 habitantes, viu a sua percentagem de jovens diminuir em 2,9%, a sua população em idade ativa (15 aos 64 anos) também diminuiu em 1,5%, o seu número de idosos (com 65 ou mais anos de idade) aumentou em 4,5% e o seu índice de envelhecimento passou de 81 idosos por cada 100 jovens para 133 idosos por cada 100 jovens, ou seja, aumentou em cerca de mais 52 idosos por cada 100 jovens".

No documento, os apoios previstos "para obras de reconstrução, conservação, beneficiação ou recuperação de habitação própria, a Câmara Municipal disponibilizará, a título de apoio financeiro, um montante de, até 12 mil euros". Já o apoio financeiro para a aquisição é de 8 mil euros, a financiar mediante as condições contempladas no regulamento.

Marcações: habitação, regulamento, apoios, JSD de Guimarães

Imprimir Email