Nova candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia só a partir de 2019

Guimarães não vai apresentar este ano candidatura a Capital Verde Europeia. "Quando for oportuno e tivermos condições faremos uma nova candidatura que poderá ser em 2019, ou em 2020, já formei convicção de que este ano não teremos condições", assumiu o Presidente da Câmara, no final da reunião do Executivo, realizada esta manhã, ao anunciar que será elaborado o Plano de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Este documento que servirá para enquadrar a ambição do Município de ser Capital Verde Europeia. "O desenvolvimento deste processo ditará o tempo da candidatura a Capital Verde Europeia", sublinhou Domingos Bragança, ao realçar que esse plano terá uma equipa será responsável pela sua elaboração e implementação.

O Presidente da Câmara reconheceu as fragilidades existentes em Guimarães, apontadas na avaliação pelos peritos da Comissão Europeia, em indicadores como a Água e dos Resíduos. Por isso, Domingos Bragança salientou que o plano de despoluição do rio Ave será alargado a todas as linhas de água, num processo em que foi chamada a participar a Águas do Norte, assim como a Resinorte, no tratamento e valorização dos resíduos.

A revelação surgiu na sequência de uma intervenção do Vereador do PSD, Bruno Fernandes, em que reiterou o desafio já lançado para que os partidos sejam chamados a avaliar o processo de candidatura.
Na reunião do Executivo, no período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, enalteceu o feito do tenista vimaranense João Sousa, fazendo questão de indicar que se associa à homenagem feita pelo Município, após o tenista vimaranense ter conquistado o Estoril Open.

Marcações: Capital Verde Europeia

Imprimir Email