PJ desmantela laboratório de cocaína e apreende 50 quilos de droga em Guimarães

A Polícia Judiciária de Braga desmantelou um laboratório de transformação de pasta de coca em cloridrato de cocaína, na freguesia de Gondomar, na noite de sexta-feira.

Segundo a PJ, durante as buscas, os inspectores apreenderam 50 quilos de cocaína, suficientes para cerca de 250 mil doses individuais deste estupefaciente, assim como armas de fogo e munições, uma viatura e mais de 17 mil euros em moeda estrangeira.
No cumprimento dos mandados de busca foram ainda detidos quatro homens, de nacionalidade estrangeira. Três em flagrante delito e um em cumprimento de mandado de detenção emitido pela Autoridade de Polícia Criminal.
Segundo a PJ o laboratório estava localizado numa residência rural e isolada, onde dois dos agora detidos procediam, diariamente, ao "processo de transformação de pasta de coca em produto final ilícito, apto ao consumo humano".

Para a PJ a rede internacional assentava em indivíduos estrangeiros, de pelo menos duas nacionalidades distintas, que chegaram ao nosso país apenas há alguns meses.
Após chegarem a Portugal, os arguidos arrendaram a habitação em questão, onde colocaram "diverso material composto por ácidos, químicos, artefactos, ventiladores, prensas, decantadores, etc", que utilizaram para procederem ao processo de transformação da droga, proveniente da América do Sul.

Para se consumar o desmantelamento do laboratório, esta Polícia contou com o apoio do Comando Sub-Regional do Ave da ANEPC e dos Serviços de apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
Os quatro detidos, indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, detenção de arma proibida e, eventualmente (necessitando de matéria probatória a consolidar), poluição com perigo comum, no passado sábado, foram presentes ao Tribunal de turno de Vila Nova de Famalicão, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.


Marcações: droga, Gondomar

Imprimir Email