Nova estrada vai ligar Santo Tirso à estação da CP em Lordelo

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou o projecto de construção de uma nova ligação entre a freguesia de Vila Nova do Campo e a estação ferroviária de Lordelo, em Guimarães.

A obra, cuja primeira fase arranca no início do segundo semestre deste ano, vai servir três freguesias e resolver a elevada sinistralidade no entroncamento da Via Intermunicipal (VIM) com a Estrada Municipal 644.
A nova ligação à estação ferroviária de Lordelo vai implicar a criação de uma rotunda, no entroncamento com a EM 544 e a construção de uma ponte sobre o rio Vizela, implicando um investimento total de 2,7 milhões de euros, que servirá as freguesias de Vila Nova do Campo, Vilarinho e Roriz.

Com um prazo de execução de 12 meses, a obra prevê a construção de passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos e que é a principal causa dos acidentes.
A segunda fase do projecto da nova ligação à estação ferroviária de Lordelo só irá arrancar após a conclusão da primeira fase, prevendo-se que a obra esteja concluída em 2025.

As câmaras de Santo Tirso e de Guimarães têm prevista, através de um protocolo estabelecido entre as duas autarquias, uma divisão de responsabilidades relativas a este projecto no âmbito do qual Guimarães reembolsará Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros.


Marcações: Lordelo, CP , estação

Imprimir Email