Junta de Fermentões começou a entregar contentores de lixo orgânico

A Junta de Freguesia de Fermentões iniciou a distribuição de contentores de recolha de lixo orgânico.

Trata-se de uma acção no âmbito da primeira fase de um projecto inserido no Plano de Gestão de Biorresíduos Guimarães 2030.
O Presidente da Junta de Fermentões, António Vilela, fala de um projecto que visa seleccionar a recolha de lixo orgânico em nome da sustentabilidade.

O Plano prevê a implementação de uma rede de recolha selectiva de biorresíduos e a implementação da compostagem doméstica ou comunitária. António Vilela exorta a população a aderir ao projecto separando todo o lixo que esteja relacionado com a confecção de alimentos.

Os resíduos orgânicos serão posteriormente valorizados num composto orgânico, um fertilizante 100% natural, que pode ser usado nos vasos, jardins, parques, etc, para melhorar a qualidade dos solos e evitar o uso de fertilizantes químicos.

Os contentores, gratuitos, podem ser levantados na sede da junta de freguesia e a recolha porta-a-porta decorrerá à 2ª e 4ª feira.
Nesta primeira fase, o projecto abrange as freguesias de Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio e Ponte e ainda a União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião, num total de mais de 50 mil pessoas.

Marcações: lixo, Fermentões, orgânico

Imprimir Email