Festa das Colheitas São Torcato está de regresso

Após uma paragem forçada de dois anos, regressa ao Terreiro de São Torcato mais uma edição da Festa das Colheitas organizada pelo Grupo Folclórico de São Torcato. Três dias de actividades ligadas ao campo e à produção agrícola, recriando métodos e tradições rurais desta Vila Vimaranense. 

A vindima, a desfolhada, bem como outras actividades agrícolas estarão em representação junto à basílica de São Torcato, onde foram criadas todas as condições de conforto para receber os visitantes, onde não faltará uma cozinha com produtos tradicionais.

Na sexta feira é o dia do vinho, sendo realizada a vindima no campo durante o dia e a pisada pela noite dentro. No dia seguinte, os destaques são as actividades ligadas ao pão com o corte do milho e com a desfolhada. No último dia, tem lugar um agradecimento ao Senhor dos frutos da terra com a tradicional missa campal da parte da manhã, seguindo-se pela tarde, a distribuição do vinho doce colhido anteriormente.

Para o Presidente da Direcção Bruno Fernandes este "é um regresso esperado, pois a Festa das Colheitas é uma tradição cultural da Vila e da região". É o nosso contributo para a preservação das tradições, bem como para envolver as novas gerações nestas actividades. A vindima é muito participada pelas escolas do nosso concelho, esta dimensão pedagógica é algo que valorizamos muito", lê-se em comunicado.

A Festa das Colheitas arranca na sexta-feira pelas 8h30 com a partida dos homens para o campo.

Marcações: Festa das Colheitas São Torcato

Imprimir Email