Iniciaram-se as obras de requalificação da centralidade de Serzedelo

Iniciaram-se esta semana os trabalhos da obra de Requalificação da Centralidade de Serzedelo, um investimento da autarquia no valor de 2,2 milhões de euros.

A intervenção tem como objectivo “requalificar o centro cívico da Vila, na área envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Protecção”.
Com esta intervenção pretende-se "dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região”.
A intervenção prevê a implementação de uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja de Santa Cristina e o cemitério, “que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se o peão e a sua segurança”.

A requalificação da zona envolvente ao cemitério contempla o reperfilamento do piso, manutenção de alguns lugares de estacionamento automóvel, dignificar o espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário, e sua envolvente, concebendo um espaço com árvores, de várias espécies, dotando-o ainda de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
Será requalificada ainda a EN310, com a criação de uma rotunda, o reperfilamento e beneficiação do acesso à auto-estrada.
A execução do projecto obriga à interrupção do trânsito na EN310, da rua da Eirinha (acesso à auto-estrada) até à rua do Calvário (junto ao cemitério).

O acesso aos moradores será assegurado, assim como as indicações para os percursos alternativos através de desvios assinalados no local.


Marcações: obras, centralidade

Imprimir Email