Alunos da EB1 Agostinho da Silva vão continuar a frequentar escola na freguesia de Pinheiro

No próximo ano lectivo, os alunos da Escola EB 1 Agostinho da Silva, em Abação, vão continuar a frequentar a Escola EB 1 de Pinheiro.

Apesar do descontentamento existente com a solução adoptada por obrigar os alunos a deslocarem-se da freguesia onde residem, a degradação existente no estabelecimento de ensino e a ausência de qualquer intervenção no último ano levaram a comunidade escolar a aceitar a permanência na EB1 de Pinheiro. 

Em declarações prestadas ao Grupo Santiago, o Director do Agrupamento de Escolas de Abação adiantou que, na reunião realizada ontem foram equacionadas as condições necessárias para que o próximo ano lectivo decorra com normalidade, sendo apontada a continuidade nas instalações da EB 1 de Pinheiro "como a melhor solução em termos pedagógicos". "A organização da Escola Agostinho da Silva mantém-se intacta, com os seu corpo docente, com os assistentes operacionais, num espaço que é o mais adequado para os alunos desta faixa etária dos 3 aos 10 anos", explicou Firmino Lopes, fazendo questão de salientar que compreende a "inquietação dos encarregados de educação".

O responsável indicou que, apesar do descontentamento da comunidade escolar, os cerca de 50 alunos do jardim de infância e do ensino básico vão utilizar o espaço da EB1 de Pinheiro, mas esperam que durante o próximo ano lectivo a Escola de Abação seja requalificada pelo Município. "Eles esperam que a intervenção comece o quanto antes e já transmitimos essa posição assumida na reunião ao Sr. Presidente da Câmara, porque há o receio quanto ao futuro daquele edifício", apontou, indicando que chegou a ser proposto por alguns encarregados de educação o regresso das actividades àquele espaço ou a utilização do edifício da EB 2, 3 de Abação. "O edifício da EB 1 Agostinho da Silva está muito degradado e na EB 2, 3 não existiam condições para o acolhimento de crianças desta faixa etária. Imperou a cidadania e a responsabilidade na defesa do melhor para os alunos", assinalou Firmino Lopes, ao realçar que a deslocação para a EB 1 de Pinheiro acarreta dificuldades e constrangimentos para as famílias dos alunos, estando a situação a ser acompanhada de perto para minimizar os possíveis transtornos. 

 

Marcações: EB 1 Agostinho da Silva

Imprimir Email